Não é incompatível conciliar as duas atividades, e que a realização das
duas modalidades no mesmo treino pode ser perfeitamente praticada
No exercício aeróbico, a energia é produzida pela queima de carboidratos e gorduras com oxigênio, enquanto que a energia utilizada para exercícios com pesos é gerada pela utilização anaeróbica da glicose produzindo ácido lático e também pela quebra da molécula da creatina-fosfato armazenada nas células musculares.
Aeróbico e musculação: fisiologista explica o que é melhor vir primeiro no treino (Foto: Getty Images)
Se o exercício com pesos for feito primeiro, os músculos utilizados vão
acumular ácido lático e vai existir uma repercussão no desempenho do
exercício aeróbico se estes mesmos músculos forem utilizados. Isto não
significa que o aeróbico não terá resultado ou benefício, porém o
desempenho pode ser prejudicado.Se o aeróbico for feito antes, e os músculos utilizados acumularem acido lático, a realização subsequente de exercícios com pesos com os mesmos músculos também pode ser comprometida. Porém, da mesma forma, não se pode dizer que não haverá benefício.
Se o aeróbico for de uma intensidade que não acumule ácido lático, e as reservas de carboidrato dos músculos não forem comprometidas, a repercussão será minimizada. A alternativa que sempre atenderá de forma mais adequada aos dois modelos de atividade será, na medida do possível, alternar grupos musculares nas duas atividades.
Por outro lado, existe também a recomendação de fazer primeiro a atividade que seria prioridade em relação aos objetivos a serem atingidos. Se o objetivo primário for o condicionamento cardiorrespiratório, faça primeiro o aeróbico. Se o maior objetivo for aumento de força e ganho de massa muscular, fazer primeiro exercícios com pesos.
A conclusão é que não é incompatível conciliar as duas atividades, e que a realização das duas modalidades no mesmo treino pode ser perfeitamente praticada.
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário