quinta-feira, 14 de março de 2013

Caminhos que o Futebol me levou...



Tudo começou relacionado ao futebol desde os estudos, escolha do curso de educação física e trabalho nas categorias de base ate a chegada  no profissional. A primeira viagem internacional foi para cursar o mestrado na Universidade de Matanzas em Cuba, foi diretamente ligada  ao futebol na busca do aprimoramento científico e profissional.

Primeira viagem a um país com características únicas, com grande aprendizado não só no campo do esporte, mas na saúde, educação, politica e cultura social. Um pais surpreendente na questão de superação das dificuldades com um povo que acredita muito mais no  ¨Ser¨ ao contrario do mundo capitalista que valoriza tão somente  o ¨Ter¨. A capital de Cuba Havana, é muito interessante por toda parte histórica da Revolução de 1959 e tem um contraste enorme com outra maravilha cubana a Praia de Varadero localizada a 140km da capital.

 Capitólio - Havana - Cuba
Mosaico  Che Guevara - havana - Cuba

Voltei ao Brasil para trabalhar durante anos em clube brasileiro onde surgiu a oportunidade de trabalhar na Rússia na cidade de Moscou. Nessa viagem a primeira parada foi em Lisboa, Portugal, onde passamos 15 dias vendo treinamentos da seleção de Portugal comandada na época por Luiz Felipe Scolari. Também aproveitei essa viagem para conhecer cidades históricas como Sintra onde possui o Palácio Nacional de Pena, um castelo histórico que representa uma das melhores expressões do Romantismo arquitetônico do século XIX no mundo, e a cidade de Cascais, sendo essa localizada a 30 minutos de Lisboa junto a orla marítima, com praias lindíssimas.
 Palacio Nacional de Pena - Cidade de Sintra - Portugual

Cascais- Portugual



Chegando em Moscou, encontramos outra cultura peculiar, uma cidade maravilhosa com a Praça Vermelha, o Kremlin (cidadela Real), a Catedral de São Basílio, o Balé Bolshoi, o circo de Moscou, muitos locais interessantes para conhecer.

Estando na Rússia e disputando o campeonato do país, tivemos a possibilidade de viajar por diversas cidades e ver as diferenças entre elas e também em relação ao clima que muda bastante do verão ao inverno, chegando a temperaturas negativas abaixo dos 20°.
Catedral de San Basilio - Moscou - Russia
Praça Vermelha - Moscou

Outro País que estive foi a Ucrânia onde realizamos um jogo amistoso na cidade de Kiev.
Kiev - Ucrania
Kiev - Ucrania
 

Depois desse período, retornei ao Brasil, para clubes brasileiros, mas o futebol me levou ainda para Argentina na cidade de Córdoba para apresentação da tese de Mestrado que formulei em Cuba.

Mais um tempo e logo, nova oportunidade, desta vez a Seleção do Panamá. Nova viagem para a Cidade do Panamá, capital do Panamá, país da América central com o muito conhecido Canal do Panamá que liga o oceano atlântico ao oceano pacífico.
Cidade do Panama - Panama
Com a Seleção do Panamá viajamos para a Jamaica na cidade capital de Kingston, conheci essa cidade interessante onde possui a mao-inglesa (circulação na ruas pela esquerda e volante do lado direito dos carros) e também conhecida como berço do reggae onde pude fazer a visitação do  Museu do Bob Marley.
Museu Bob Marley - Kingston- Jamaica

Viajamos também para os Estados Unidos da América nas cidades de Boston em Massachusetts, Tampa e Miami na Florida, Houston no Texas e  New Jersey.

Em Miami, Florida tivemos um Jogo Amistoso no famoso Estádio Orange Bowl inaugurado em 1937.
 Tampa - Florida EUA
Boston - Massachusetts EUA

Também com a Seleção pude conhecer várias cidades da América Central como: San Jose na Costa Rica conhecida pela exuberante beleza natural e o slogan  ¨pura vida¨ que seus nativos usam como cumprimentos de boas vindas , San Salvador em El Salvador onde se encontra o Estádio Cuscatlán com capacidade para 44mil pessoas sendo o maior da América Central e Caribe, Cidade da Guatemala e Mazatenango na Guatemala, Tegucigalpa em Honduras, Manágua na Nicarágua com suas moto-taxis antigas como meio de transporte.

Pude conhecer a cidade de Puebla no México, a quarta cidade com maior população neste país localizadas num grande vale cercado de vulcões por todos os lados.
Puebla - Mexico

Ainda com a seleção estive em uma temporada de preparação por cerca de 15 dias na cidade de Buenos Aires na Argentina com sua Casa Rosada (atual sede do Poder executivo do País), obelisco (emblema da cidade de Buenos Aires), o Caminito no bairro pitoresco de La Boca e o Estádio La Bombonera onde assisti uma partida do Boca Juniors.
 o Caminito
 Casa Rosada
 La Bombonera
La Bombonera com Alexandre Guimaraes e comissao tecnica

Mais amistosos, agora na Cidade de Puerto la Cruz na Venezuela e no Chile nas cidades de Santiago (capital), vinã del mar e Valparaíso com seus vinhedos produzindo vinhos ótimos apreciados em todo mundo.
Valparaiso - Chile
Puerto La Cruz - Venezuela
Puerto La Cruz - Venezuela

Depois de dois anos vivendo no Panamá, retornei ao Brasil para equipes brasileiras e disputando Copa Sul-Americana e Libertadores da América ainda pude conhecer outros países.

Cidade de Cochabamba na Bolívia com altitude de 2560 metros de altitude, sendo a terceira mais populosa da Bolívia.

Outra cidade que conheci foi a capital Lima no Peru, uma cidade com ótimas opções para fazer negócios na América Latina principalmente no comércio.
Lima - Peru

Também estive no nosso País vizinho Paraguai, na cidade de Assunção , sendo esse um país com fronteira com o Brasil, muito conhecido pelo contrabando de produtos eletrônicos.

Estive na cidade de Montevidéu, no Uruguai e também pude conhecer esse país com a ligação terrestre pela fronteira com o rio grande sul do Brasil e desfrutar da parrillada o churrasco feito na grelha pelos uruguaios.
Montevidéu - Uruguai

Estes foram alguns países que pude conhecer ate agora, espero que o futebol continue me levando para outros lugares interessantes que possam sempre contribuir com meu aprendizado cultural, social e esportivo.

Qual será o próximo destino???....

3 comentários:

  1. Parabéns professor, muito legal sua história, sou ex-atleta e começando na carreira de preparador físico no futebol, atuando agora na 4 divisão do campeonato paulista, e me animando ao ver essa historias e poder estar me especializando e logo mais partindo para o mestrado, com certeza é um motivador ver que o estudo recompensa e muito. Parabéns e sucesso abçs...

    ResponderExcluir