terça-feira, 2 de abril de 2013

Principais Malefícios do Refrigerante

O ácido fosfórico, presente na bebida, impede a absorção de nutrientes como o cálcio

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, realizada com 54.367 pessoas em todo o país, o número de pessoas que consomem regularmente refrigerantes e bebidas açucaradas cresceu 13,4% de um ano para o outro. No ano de 2008, 24,6% da população com mais de 18 anos consumia esse tipo de bebida cinco ou mais vezes na semana. Em 2009, o índice subiu para 27,9%.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram também um número bastante elevado para o crescimento cumulativo do consumo de refrigerantes entre 1975 e 2003. No Brasil, nesse período, o consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas aumentou 400%.

No entanto, se engana quem pensa que os refrigerantes não causam nenhum mal, ou ainda que os de opção light, diet ou zero estão liberados para o consumo diário. A nutricionista e engenheira de alimentos Andrea de Almeida Alterio responde perguntas e explica os principais malefícios no consumo de refrigerantes e dá orientações para uma boa hidratação. Confira:

:: O consumo de refrigerantes traz algum benefício ao organismo?
Não. O refrigerante não contém nutriente nenhum, assim, não traz benefício algum ao organismo após sua ingestão. É importante ressaltar que, quer seja a versão normal quer seja a diet, zero ou light, o refrigerante não possui nutrientes, como vitaminas e minerais, que o corpo precisa para o metabolismo funcionar. Não estamos falando da questão de isenção ou não de açúcar que agrega as calorias dessa bebida, mas de nutrientes essenciais para que as reações químicas do corpo possam acontecer normalmente.

Outro ponto importante a ser destacado é que o ácido fosfórico, usado como acidulante, presente nessa bebida, eleva muito o teor de fósforo e esse nutriente acaba competindo com outros no organismo, impedindo a absorção de alguns nutrientes, entre eles o cálcio, essencial não só para manutenção de massa óssea, crescimento infantil, como também no metabolismo de hormônios que ajudam a controlar o acúmulo de gordura e, portanto, o ganho de peso.

:: Em quais quantidades diárias é recomendado o consumo de refrigerantes?
Na realidade, essa bebida deveria ser substituída por outras, mais saborosas e nutritivas, como água, sucos, chás e água de coco. Mas sabemos que muitas pessoas não conseguem simplesmente cortá-la do cardápio, então, o melhor a fazer seria consumir no máximo um copo (200 ml) da bebida ao dia, assim, essa quantidade não comprometeria a quantidade de líquidos saudáveis que devem ser consumidos diariamente.

:: Como deve ser esse consumo?
Essa é uma questão muito discutida e com algumas vertentes, sendo uma delas a que preconiza que as bebidas, via de regra, devem ser consumidas 1 hora antes das refeições ou 1 hora após as refeições, nunca durante as refeições, para não diluir o suco gástrico, o que retardaria a digestão dos alimentos. Outra vertente diz que até 1 copo de bebidas pode ser consumido durante as refeições, aos poucos, o que ajudaria na deglutição e digestibilidade. Na verdade, o consumo de bebidas varia muito de pessoa para pessoa e não existe uma regra rígida a ser seguida. Mas, como orientação, o melhor é consumir a bebida após as refeições e de preferência bebidas saudáveis que agreguem nutrientes à dieta.

:: Quais os malefícios que o consumo exagerado de refrigerantes pode provocar ao organismo? Alguma doença podem ser ocasionada por esse hábito?

Diversas pesquisas têm mostrado os malefícios do consumo dos refrigerantes. Entre eles, destacamos o teor de sódio dessa bebida, que é um fator de risco para o desenvolvimento da hipertensão arterial. O consumo de açúcar presente na bebida tradicional também era um problema, pois só agregava valor calórico à dieta, sem nenhum outro benefício, o que chamamos de calorias vazias. Mas logo essa questão foi deixada de lado pelo consumo dessas bebidas em suas versões isentas de calorias (diet, light e zero).

A questão, então, se tornou o consumo desse tipo de bebida com adoçantes. Isso porque pesquisadores mostraram que o consumo de adoçantes pode prejudicar a percepção do cérebro quanto ao consumo de açúcar e calorias. Explicando melhor, o cérebro "sentiria" o sabor doce e esperaria o açúcar. Mas, como esse não existe, nosso cérebro não consegue processar o que aconteceu e dispara a vontade de consumir carboidratos para compensar essa falta e acaba por aumentar a vontade de comer, o que prejudica o controle de ingestão calórica. Esse descontrole todo aumenta as chances de desenvolvimento de doenças como sobrepeso, obesidade, síndrome metabólica, diabetes e outras doenças vinculadas a essas, como as doenças cardiovasculares.

Outro malefício que tem sido estudado é quanto ao teor de fósforo nessas bebidas, que, quando em excesso, diminui a absorção de outros nutrientes, causando uma "desnutrição" no organismo. Além disso, um dos nutrientes que o elevado teor de fósforo inibe a absorção é o cálcio, nutriente essencial para manutenção óssea, crescimento infantil e ainda no metabolismo hormonal de controle de depósito de gordura, então, também relacionado ao desenvolvimento de sobrepeso e obesidade e doenças decorrentes do aumento de peso.

Além disso, pesquisas têm mostrado relação entre o consumo elevado de fósforo e o desenvolvimento do câncer de pele, sendo, portanto, um fator crucial para o controle da ingestão desse tipo de bebida. Outra pesquisa indicou que o consumo dessas bebidas aumenta o consumo de frutose ingerida. Isso porque nos Estados Unidos, onde a pesquisa foi conduzida, as bebidas possuem o xarope de alta frutose como base da bebida. O problema, então, seria que o alto teor de frutose ingerida, como nos alimentos industrializados, incluindo os refrigerantes, impede que ela seja inteiramente processada no fígado e acaba por ser estocada como forma de gordura, seja ela depositada como gordura localizada ou nos órgãos, e quando isso acontece, acaba prejudicando a função desses, principalmente o fígado, podendo levar à cirrose não alcoólica e até à morte, em casos muito críticos. Apesar do exposto, no Brasil, as maiores marcas de refrigerantes não possuem o xarope de frutose na bebida, mas não deixa de ser um ponto importante a ser levado em conta sobre os malefícios do refrigerante.

:: Em uma dieta saudável, por quais bebidas os refrigerantes podem ser substituídos?
A hidratação é uma conduta que deve ser praticada por todos, devemos ingerir cerca de 2 litros de água para manter o organismo hidratado e possibilitar que o metabolismo funcione. A melhor bebida a ser ingerida é a água. A água de coco é uma bebida muito importante também, uma vez que, além de hidratar, possui componentes que nutrem o corpo. Os sucos naturais também devem ser vistos como meio de hidratação, além de serem variados, saborosos e altamente nutritivos. Dê preferência a sucos sem coar, assim ainda se agrega fibras à dieta.

Os chás também devem ser incluídos na dieta, sejam os frios ou quentes. Dependendo da escolha da planta, possui fotoquímicos importantes para o organismo em casos específicos. As frutas e verduras ricas em água também são importantes para a hidratação, entre elas estão a melancia, melão, maçã, pera, acerola, limão, laranja, uva, abacaxi, pepino, alface, repolho e o rabanete. Dê sempre preferência para as preparações naturais e não industrializadas, pois são mais ricas em nutrientes e sabor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário