quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Rodrigo Poletto diz que trabalho integrado com bola tem feito a diferença

 


Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
 

Rodrigo Poletto, preparador do Vasco  (Foto: Thiago Fernandes / GLOBOESPORTE.COM)O preparador do Vasco Rodrigo Poletto crê que
incômodo de Eder Luis é algo normal
(Foto: Thiago Fernandes / GLOBOESPORTE.COM)
Eder Luis subiu para treinar no campo de São Januário, nesta quinta-feira, junto com os outros jogadores que não participaram do clássico contra o Flamengo (os titulares ganharam o dia de folga). Mas, em um dos primeiros exercícios, fez sinal que estava sentindo um incômodo. Segundo o preparador físico Rodrigo Poletto, não foi nada fora do normal. O profissional diz que o atacante está em um processo de readaptação e, por isso, evita dar um prazo para volta.
- A gente está avaliando ele treino a treino. Estamos fazendo um trabalho de espaço reduzido com ele para que volte a se acostumar com a bola. Temos feito vários trabalhos desse tipo. Ele tem evoluído bem, mas claro que tem sentido alguns incômodos. Por isso que a gente prefere não dar um prazo. Ele tem reclamado de algumas dores porque está se readaptando. Isso é uma questão natural. Não adianta dar dez dias se ele não se sentir confiante, não se sentir confortável. Se fosse só a parte física, seria mais fácil. Mas tem a questão da adaptação. Por isso, fazemos a avaliação com ele dia a dia para saber como ele evolui – explicou.
Rômulo, que teve um edema ósseo no pé direito, e Allan, com um estiramento na coxa esquerda, também seguem entregues à preparação física. O primeiro ainda não tem previsão de volta aos campos, mas o segundo deve estar liberado já na próxima semana.
- O Rômulo tem feito trabalhos físicos e com a fisioterapia, mas não está liberado para trabalhos com bola. O Allan já deve estar com a gente na segunda-feira. Volta a trabalhar com bola e precisa de um treinamento de pelo menos uma semana para poder atuar.
Preparação diferente garante bom início
O bom condicionamento físico do time do Vasco tem chamado a atenção no início deste ano. Contra o Flamengo, a equipe conseguiu levar o jogo em um ritmo acelerado no primeiro tempo e, no fim do segundo, teve forças para buscar o gol da virada. Segundo Poletto, isso foi possível graças a uma mudança de filosofia da preparação no início da temporada.
- É um trabalho mais integrado. A gente une a parte física com a parte técnica. É uma maneira de iniciar a temporada melhor. Existia uma filosofia de treinar a parte física e a parte técnica separado, mas mudamos isso. No calendário brasileiro, como a gente tem um espaço muito curto para trabalhar, a gente acha que é uma maneira de se treinar melhor. Tem que treinar de maneira que se prepare para o jogo. O jogador se sente atée melhor e rende mais assim.
Para a final da Taça Guanabara, contra Fluminense ou Botafogo (os dois times se enfrentam nesta quinta), no próximo domingo, no Engenhão, Rodrigo diz que a estratégia da preparação física é bem simples.
- Esse é o momento de encher o tanque. Os jogadores têm que treinar mais forte, se recuperar e guardar energia. É a hora da decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário