terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A CORRIDA E O SEU CORAÇÃO

 

 

O Sedentarismo está reconhecido como um dos mais importantes fatores de risco de doença cardiovascular. Pelo contrário a prática regular da corrida (ou outro desporto ) está associada a mais energia, maior resistência geral, funcionamento mais eficiente e económico do coração e pulmões e redução do risco de ataque cardíaco.

Pode-se dizer que uma das razões para estes efeitos é o fato da corrida servir para « muscular» o coração. Este orgão é um músculo e como todos os restantes músculos desenvolve-se graças ao exercício físico. Um coração musculado desenvolve e cumpre melhor as suas tarefas e com menor fadiga.

Mas a corrida apresenta outra grande vantagem que explica os seus efeitos benéficos: é uma actividade anti «stress», ajuda ao equilíbrio psicológico. O praticante de corrida evidencia geralmente uma maior confiança nas suas capacidades físicas gerais . Independentemente da idade.

Finalmente, a prática da corrida torna-se benéfica por impor uma higiene de vida diferente: raros são os atletas que fumam!!!

A corrida, assim como outro qualquer exercício físico faz baixar a taxa de colesterol sanguíneo, o açucar no sangue, o peso e outros parâmetros que comprometem a saúde das pessoas.


A chave do sucesso na luta contra o sedentarismo é escolher uma atividade que goste e lhe dê prazer e que, na realidade possa mesmo praticar. Se até agora viveu uma vida inativa, tenha calma, seja modesto na sua escolha e comece pela marcha: Ver: http://www.omundodacorrida.com/principiantes.htm

A natação seria uma boa alternativa para se estrear. Não se esqueça que a intensidade do exercício tem que ser aumentada gradualmente ao longo dos meses. Se pretender melhorar a capacidade funcional do seu coração, passe depois para a corrida ou marcha.

Nunca se esqueça do aquecimento antes de começar os exercicios físicos propriamente ditos. Ver: http://www.omundodacorrida.com/aquecimento.htm , além disso, não tire o relógio, vai precisar dele enquanto estiver a fazer exercício, pelo menos para poder medir a frequência do seu pulso. É que o coração pode bater até uma cadência limite, acima da qual pode surgir a sensação de dor no peito ( angina de peito ) ou perigosas alterações do ritmo cardíaco ( pulso irregular ) . Esse limite é a chamada frequência máxima teórica ( FMT). Calcula-se de forma simples: 220 menos a idade . Ou seja, se tiver 50 anos a FMT será para si de 170 batimentos cardíacos por minuto. Para que a prática desportiva seja segura, os cardiologistas aconselham que o pulso se mantenha a 60-75 por cento dessa frequência ( no caso acima exemplificado seria de 102 a 127 batimentos cardíacos por minuto).

O controle do pulso é muito importante e é uma medida muito simples. Pode sentir facilmente as artérias nos pulsos ou no pescoço. No fim da corrida ou de outro exercício não corra imediatamente para a ducha. Tal como o aquecimento inicial, o arrefecimento final (retorno à calma) deve durar entre 5 a 10 minutos.

O Mundo da Corrida/Eduardo Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário