domingo, 17 de fevereiro de 2013

Pedômetro


 

Pedômetro: já ouviu falar? Saiba qual é a utilidade desse equipamento

O aparelho serve para contabilizar os passos dos corredores durante os
treinos ou provas. Apesar de não ser 100% preciso, ajuda na performance

Por Rio de Janeiro
 
euatleta - header equipamento  (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Muitos já ouviram falar no pedômetro, mas sequer fazem ideia da utilidade dele. O aparelho não possui grandes recursos, porém é de grande ajuda para quem se preocupa com performance. O pedômetro conta os passos que o corredor realiza no treino ou na prova, e alguns até controlam a velocidade, o ritmo da pessoa e a queima de calorias. Só tome cuidado para não confundir com o sensor de passada. Se você der um passo de meio metro, o sensor vai contar essa distância, já o pedômetro não dá a precisão, pode dar uma passada de um metro ou de 20cm que ele não vai medir, apenar contabilizar. O pedômetro pode ser encontrado em lojas de produtos esportivos. Os preços variam de R$ 39,90 a R$ 299,00.
Pedômetro Mormaii Body Fat conta de passos, distância percorrida e queima de calorias (Foto: Globoesporte.com)Pedômetro conta passos, distância percorrida e queima de calorias (Foto: Globoesporte.com)euatleta - header como usar (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
O aparelho é para ser acoplado ao tênis e funciona a cada movimentação da pessoa. Tem um sensor que, toda vez que o indivíduo balança, conta como um passo. O problema é que ele não mede a distância precisa. Quando você entra numa subida, obviamente a passada é menor, mas o pedômetro conta como se fosse da mesma largura de uma reta. Para uma corrida inclinada, que muda a direção e o declínio, ele vai fazer uma certa diferença. Não será tão preciso quanto um sensor de passada que mede os centímetros do passo.
Pedômetro Adidas miCoach Speed Cell - 01 (Foto: Divulgação / Adidas)Pedômetro é acoplado ao tênis e conta a passada a cada movimento (Foto: Divulgação / Adidas)euatleta - header dica de exercício (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
"Digamos que quem visa a performance é fundamental. Para quem quer controlar o seu tempo e levar o treino mais a serio, é importante. O que eu recomendo mesmo é o sensor de passada porque o pedômetro conta a passada larga ou curta como um passo, enquanto o sensor mede esse passo". Christiano Marques é especialista em treinamento desportivo e preparador físico da Markes Personal.euatleta - header opinião  (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
" Eu já usei o pedômetro, mas para correr não indico. Seria uma opção boa apenas para controlar os passos na caminhada. Prefiro os GPS de smartphone, assim você baixa um aplicativo que é perfeito para controlar sua velocidade, tempo, batimento cardíaco e o mapa do seu percurso". Acácio de Marco (Rio de Janeiro, RJ)
"Já usei um que funcionava direitinho, mas tinha que calibrar constantemente. Ele dá diferença em relação ao GPS, mas saber qual dos dois exatamente é o que marca a distância correta é que é a questão. Como já usei os dois, confio mais no GPS". João Paulo Zortea (Salvador, BA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário