quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Síndrome de Overtraining

 

A prática regular de exercícios físicos acarreta modificações fisiológicas benéficas ao organismo. Essas mudanças dependem do tipo de exercício e entre elas estão o aumento da força muscular, melhora no sistema cardiorrespiratório, diminuição da freqüência cardíaca de repouso, melhora na circulação, entre outras. Quando essa pratica não é bem orientada, havendo esse excesso de treinamento e um período de recuperação inadequado o atleta é acometido de síndrome de overtraining.
Overtraining é o termo usado para designar um excesso de treinamento. Ocorre quando a pessoa treinade forma inadequada, não respeitando os intervalos ou tempo de recuperação. (Souza, 2007)
Segundo Teixeira e Guedes Jr (2010), o overtraining não está relacionado somente com o excesso de treinamento, mas com sua associação a períodos de descanso insuficientes ou inadequados, com a alimentação exercendo influencia na total recuperação, bem como no rendimento, sendo fundamental no processo.
Os indivíduos com OVT podem apresentar alterações fisiológicas, psicológicas, imunológicas, hormonais e bioquímicas, tais como:

Sintomas do Overtraining:

>> Perda de apetite;
>> Perda de peso;
>> Cansaço;
>> Irritabilidade;
>> Ansiedade;
>> Depressão;
>> Agressividade;
>> Pequenas lesões;
>> Resfriados constantes;
>> Dores de cabeça;
>> Perda no rendimento;
>> Impedimento do crescimento muscular;
>> Dores musculares;
>> Perda do estímulo competitivo e da determinação;
>> Mudanças do padrão do sono, incluindo dificuldades para dormir, sono intermitente, pesadelos, sono não restaurador e insônia;
>> Irritabilidade e nervosismo;
>> Aumento dos níveis do hormônio cortisol, redução da testosterona, entre outras disfunções hormonais;
Está síndrome é observada mais em atletas, porém hoje em dia, a busca por resultados rápidos e objetivos estéticos, às vezes impossíveis, faz com que esportistas ou praticantes de academia exagerem nos exercícios, tornando-se vítimas da síndrome. (Portal da Saúde, 2009) Muitas pessoas passam várias horas por dia e vários dias da semana realizando exercícios de alta intensidade. Outras, ainda, associam este padrão de atividade física com dietas hipocalóricas e suplementos alimentares. É possível que tais pessoas estejam realizando exercícios em excesso, ultrapassando os próprios limites e prejudicando a saúde. (Ackel, 2003)
Este exagero poderia ser evitado com um bom planejamento em relação a volume, intensidade e pausas de recuperação dos treinos (Souza, 2007). A atenção deve estar voltada sempre para a prevenção, pois, uma vez instalada essa condição, sua completa recuperação pode demandar semanas ou até meses (Teixeira e Guedes, 2009), o tratamento é feito por meio da interrupção do treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário