terça-feira, 18 de março de 2014

Meias de compressão reduzem a sensação de cansaço nas pernas


Acessório comprime os músculos da panturrilha e promove a maior regeneração da área afetada durante a prática do exercício físico

Por Rio de Janeiro
As meias de compressão foram criadas para ajudar a reduzir a sensação de cansaço e peso nas pernas após provas e treinos longos, diminuindo o risco de lesões. As meias têm a função de barreira elástica para os músculos da panturrilha, comprimindo a musculatura e melhorando o retorno venoso, que aumenta o fluxo sanguíneo na região. Por conta disso, há uma maior oxigenação e remoção de lactato, responsável pela regeneração mais rápida da área afetada. As meias de compressão podem ser encontradas em lojas de produtos esportivos, com preços que variam de R$39 a R$190.
Meia de compressão eu atleta (Foto: Reprodução)Meias de compressão aceleram a recuperação após o exercício (Foto: Reprodução)


Como usar
A eficácia cientificamente comprovada do uso das meias de compressão é dada após os treinos e as provas, para reduzir o inchaço e promover a rapidez na recuperação muscular em 38%, segundo o fisioterapeuta David Homsi, especialista do EU ATLETA. Existem atletas que utilizam as meias antes e durante as competições, mas não há comprovação de que este uso realmente funcione.

Uso de meias de compressão se tornou comum entre os corredores
Testamos
Meias de compressão ajudam a diminuir a sensação de cansaço e de peso nas panturrilhas, favorecendo o desempenho e diminuindo o risco de lesões, principalmente daqueles que percorrem grandes distâncias.
Meias de compressão  (Foto: Divulgação)As meias de compressão favorecem o desempenho do atleta (Foto: Divulgação)
No caso das Meias X2U, isso ocorre graças a um ajuste graduado através de uma malha circular e um poderoso sistema de fios antimicrobianos para melhorar a circulação do sangue, o que possibilita o aumento do fluxo de oxigênio com uma remoção mais rápida de lactato e diminui o desconforto e fadiga.
No modelo de corrida (Race Sock) há canais de ar que permitem uma melhor ventilação da área e impede a retenção de umidade, além de oferecer uma proteção e maior conforto para os dedos. Já o modelo Recuperação permite uma estabilização dos músculos e ligamentos, acelerando o processo de descanso.
Dica
Confeccionados em série e de forma padronizada, os modelos três quartos podem ser encontrados no mercado nos tamanhos P, M, G e GG, disponíveis nos comprimentos curto, normal e longo. Embora varie de produto para produto, seguidas todas as recomendações de uso e conservação, as meias têm sua compressão garantida de quatro a seis meses, e devem apresentar, no mínimo, 18% de elastano. Acima de 22%, pode dificultar a circulação sanguínea e prejudicar o praticante.

"Um estudo feito pela Celafiscs (Centro de estudo da medicina do esporte, em São Paulo) com triatletas comprova que as meias de compressão só funcionam após o esforço físico. Elas retardam a Dor Muscular Tardia (DMT), e são excelentes, pois a compressão deixa a fibra muscular mais unida, favorecendo a oxigenação e tornando a recuperação mais rápida". David Homsi é especialista em Fisioterapia Esportiva e Músculo-Esquelética, e colunista do EU ATLETA.
Opinião
"Eu me sinto melhor principalmente depois do exercício. Diminui muito aquelas dores na panturrilha que tanto incomodam após os treinos longos. A desvantagem que eu vejo é para quem, como eu, pratica triatlo. A perda de tempo na transição para pôr a meia é grande demais, ainda mais com pés molhados, e obviamente é inviável já nadar com a meia. É por isso que entre triatletas, pelo menos para as provas curtas, onde a transição importa mais, são mais comuns as polainas de compressão" Fábio Schubert Gelbcke (Rio de Janeiro, RJ)


 "Sem dúvidas, a meia de compressão faz diferença em treinos e provas mais longos (ultrapassando os 10 km). Noto que ela me faz pisar melhor, além de amortecer o impacto, principalmente em treinos longos onde você repete várias vezes o mesmo movimento". Thaíla Correia (São Paulo, SP)
"Para mim, a diferenca na performance e principalmente na recuperação é absurda! Dizem que a melhora realmente comprovada é apenas pós-prova, mas eu me sinto muito bem também competindo com elas. Às vezes, eu chegava tarde em casa e mal conseguia treinar, e a meia de compressão ajudou muito. E o meu conselho é: nem sempre a mais cara é a melhor". Lucas Porfírio (Rio de Janeiro, RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário