terça-feira, 11 de março de 2014

O que e Crossfit???

CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento geral que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica possível para qualquer tipo de pessoa, independente de idade ou nível físico, gerando assim uma maior otimização de todas as capacidades físicas; são elas: resistência cardio-respiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.



CrossFit é o principal programa de treinamento de força e condicionamento físico usado em muitas academias de polícia, grupos de operações táticas (como SWAT), unidades de operações especiais do exército americano (como os US Marines), por campeões de artes marciais e centenas de outros atletas de elite e profissionais pelo mundo, assim como por mães, avós, crianças e até mesmo pessoas com necessidades especiais.
O programa proporciona um tipo de condicionamento físico que por definição é amplo, geral e inclusivo; ou seja, nossa especialidade é não sermos especializados.

Sobrevivência, combate, muitos esportes e a vida dependem desse tipo de condicionamento, e em geral segrega os especialistas. Nós treinamos para sermos o melhor possível nos mais variados tipos de proezas físicas ao invés de irmos ao extremo em apenas uma ou duas aptidões físicas como força ou resistência.

Nossos atletas são treinados para pedalar, correr, nadar e remar em curta, média ou longa distância garantindo terem capacidade de trabalhar com um ótimo rendimento dentro de cada uma das três fontes metabólicas principais. Com isso nosso treinamento também se diferencia por seu foco na maximização da resposta neuro-endócrino, através de um treinamento constante com a prática de movimentos funcionais, desenvolvendo potência, misturando diversas modalidades e juntando ainda estratégias de dieta de sucesso.


O resultado final desse treinamento é justamente estarmos acima da média quando o assunto é condicionamento físico e consequentemente acima da média em saúde e qualidade de vida. Para nós isso pode ser medido quando você vai bater bola com os amigos, andar de bicicleta, carregar as compras do supermercado ou pegar seu filho no colo. Nossos atletas conseguem fazer mais exercícios, de uma maneira eficiente e por mais tempo que a média, ou seja, eles vivem suas vidas de uma maneira melhor.

A grande vantagem é que o programa de treinamento da CrossFit proporciona uma adaptação universal para qualquer tipo de pessoa, independente da sua idade, condicionamento ou experiência. Nós temos usado o mesmo tipo de treinamento para idosos com problemas de coração e para lutadores profissionais. Nós adaptamos a carga e intensidade, mas não mudamos o programa.


Nosso sistema único de treinamento é baseado em movimentos funcionais, constantemente variados e executados em alta intensidade.

Movimentos Funcionais são aqueles que possuem uma grande transferência para suas atividades cotidianas, Intensidade é a variável dependente que normalmente é mais associada com a melhora do condicionamento físico e Constantemente Variados significa que estamos treinando para uma infinidade de tarefas físicas que a vida nos apresenta. Resumindo, isso também pode ser entendido como a capacidade de mover grandes cargas por longas distâncias o mais rápido possível.

Parada de Mão
Foto feita na CrossFit Vancouver

Nós treinamos nossos atletas em Ginástica desde o movimento mais rudimentar até os mais avançados garantindo assim uma ótima capacidade de controlar o corpo tanto em movimento quanto parado, aumentando assim a sua relação de força-peso e flexibilidade. Nós também damos uma grande ênfase nos movimentos de Levantamento de Peso Olímpico tendo em vista a habilidade única desse esporte em desenvolver uma grande potência muscular em seus atletas, através da manipulação de um objeto externo e do domínio de um enorme  padrão de recrutamento motor.
Usamos também qualquer outro tipo de movimento ou exercício que julgarmos importante suficiente para promover uma grande adaptação  neuro-muscular, como correr, pular, remar, pedalar, etc. E finalmente, nós encorajamos e ajudamos nossos atletas a explorar uma grande variedade de esportes como um veículo para treinar e aplicar seu condicionamento físico.

Existe uma revolução crescente no mundo feita por pessoas que estão preocupadas realmente com seu nível real de condicionamento físico e não com sua aparência de “estar em forma”. Pessoas que já perceberam que a melhor maneira de parecer em forma é realmente estar com um bom nível de condicionamento físico.
É justamente por acreditar nisso que nós da CrossFit tentamos ao máximo nos aprimorar em busca do maior condicionamento físico possível; porém, O QUE É CONDICIONAMENTO FÍSICO?
Nós usamos três conceitos diferentes para avaliar e nos guiar nessa direção. Cada um é baseado em uma área diferente de conhecimento em atividade física, para no final chegarmos a um consenso que leva ao nosso método de treinamento.
Running Drill 1 

O primeiro conceito é baseado nas 10 capacidades ou aptidões físicas conhecidas pela sociedade mundial de fisiologistas do exercício, que podem ser melhoradas através de adaptações neurológicas e/ou orgânicas. São elas: resistência cardio-respiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.
Quanto mais competente em cada uma delas, mais condicionado você está, ou seja, um bom programa de treinamento deve conter exercícios que desenvolvam uma adaptação em cada uma dessas aptidões.
O segundo conceito é essencialmente a execução de qualquer atividade física de uma maneira randômica, ou seja, poder fazer bem qualquer tipo de tarefa que a vida nos propõe. Esse modelo sugere que o seu condicionamento físico pode ser medido pela sua capacidade de desempenhar bem uma tarefa em relação ao como fazia antes ou até mesmo comparado a outras pessoas. Seguindo essa idéia que nosso modelo de treinamento se baseia em exercícios funcionais feitos em relativa alta intensidade e constantemente variados. Nós NUNCA caimos numa rotina de treinamento; aqui você sempre treinará para desempenhar qualquer tarefa imaginável, seja ela curta, longa, combinada ou totalmente desconhecida para você, sempre visando melhorar o seu resultado final.

O terceiro conceito engloba as três vias metabólicas que nos provém energia para qualquer tipo de ação física. A primeira usa o fosfogênio de nossos músculos como fonte de energia e é responsável pelas atividades de maior potência, e dura aproximadamente 10 segundos; a segunda utiliza o glicogênio circulante como energia e rege as atividades de potência moderada, com duração de poucos minutos; já a terceira via é a oxidativa , também conhecida como aeróbia, responsável por mobilizar energia principalmente da gordura estocada em nosso corpo e nos permite executar atividades de baixa potência porém de média e longa duração.
Um condicionamento físico total deve então promover e desenvolver um treinamento que seja executado em cada um dos três sistemas de energia, buscando o melhor efeito possível do equilíbrio entre eles.

Apenas após entender o que Condicionamento Físico realmente significa é que você entende o porque do nosso método de treinamento buscar sempre desenvolver a mais ampla adaptação possível sem se focar em apenas um aspecto da aptidão física, como por exemplo a prática incessante de corridas de longa distância. Nós sabemos muito bem que todos temos pontos fortes e fracos, por isso mesmo que fazemos questão de treinar ambos.

Então qual a consequência desse treinamento todo? SAÚDE!!! Qualquer pessoa que treina para aprimorar o seu condicionamento físico, consequentemente está treinando para melhorar seus parâmetros de saúde e também sua aparência. Quando feito corretamente e sem exagero o condicionamento físico também nos ajuda contra os efeitos da idade e protege contra doenças.


A variedade de exercícios que usamos na CrossFit Brasil é praticamente infinita. Nós pulamos corda, corremos, levantamos peso, saltamos, remamos, escalamos corda, jogamos medicine ball para todo lado, subimos nas argolas, nos penduramos na barra, damos cambalhota e fazemos qualquer outro exercício que julgarmos ser útil para nossas vidas.


Rope Climb 1

Nós não temos vergonha em dizer que copiamos qualquer modalidade esportiva, exercício existente ou algum esporte específico, porque para nós “a mágica está nos movimentos, mas a arte está em como misturá-los”.
Então não espere que aqui você vá fazer todos aqueles velhos exercícios de isolamento muscular de musculação, como Leg Press, Chest Press ou Lat Pull Down, pelo contrário, nós vamos lhe ensinar o porque esses “exercícios” NÃO DEVEM SER FEITOS. Nós não vamos lhe ensinar a movimentar uma máquina mas sim a usar o seu corpo, porque aqui nós lidamos com desempenho humano.

Se você não é capaz de fazer algum de nossos exercícios, você vai aprender cada passo necessário adaptado para sua condição até chegar a um ponto em que vai olhar para trás e se perguntar porque nunca tinha feito isso antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário