sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Zonas de Intensidade

Zonas de intensidade
 
Cap. Aeróbia
Pot. Aeróbia
Cap. Anaeróbia
Pot. Anaeróbia
Adaptações específicas
desenvolv. da cap. de trabalho em condições próximas à predominância do met. anaeróbio de produção de energia
desenvolv. da cap. de trabalho em condições de consumo máximo de oxigênio, VO 2 máx
desenvolv. da cap. trabalho em regime anaeróbio, tolerando elevados níveis de concentração de ácido láctico local e circulante
desenvolv. da cap. de trabalho por unidade de tempo em condições de fornecimento de energia em regime anaeróbio
Intensidade
60-70% FCmáx [La] entre 2-4 mmol/l
85-90% FCmáx [La] entre 5-8 mmol/l
90-95% FCmáx [La] entre 8-10 mmol/l
95-100% FCmáx [La] acima de 10 mmol/l


Quadro 1: Zonas de intensidade e suas adaptações específicas no organismo (adaptado de Ferreira, 2002 e Chamoux e col., 1988)
Puygnaire e col. (2003) sugerem alguns jogos reduzidos para o treino em algumas das zonas de intensidade citadas anteriormente:
Capacidade Aeróbia:
- A duração do exercício deverá situar-se entre 25 e 50 minutos; a intensidade, determinada pela FC, deve situar-se entre 140 e 160 bpm (aproximadamente 80% FCmáx).
- Duas equipas de oito jogadores enfrentam-se num espaço de 50x40 metros; o objetivo é a manutenção da posse de bola dentro deste espaço. Marca um ponto a equipa que fizer oito passes consecutivos.
- O jogo reduzido possui duas partes de 10 minutos com cinco minutos de intervalo.
Potência Aeróbia:
- Volume de trabalho de aproximadamente 20 minutos; o tempo de trabalho deverá ser igual ao tempo de recuperação (entre jogos); a FC deve situar-se entre 170 e 190 bpm (aproximadamente 90% FCmáx);
- Atuam 12 jogadores mais dois guarda redes, na zona central da metade do campo (meio campo de comprimento e a largura se estende pelo tamanho da área) joga-se 3x3;
- Realizam-se oito repetições de dois minutos e 30 segundos de trabalho com descanso ativo em mesmo intervalo (um grupo trabalha e outro recupera).
A partir dos exemplos apresentados anteriormente, pode-se notar que as variáveis manipuladas nos jogos reduzidos foram: a meta, no primeiro exemplo, que passou a ser o número de passes consecutivos e, em ambos os exemplos, o número de jogadores, o espaço e o tempo foram reduzidos.
O Quadro 2 apresenta alguns valores de referência para a construção a partir da modulação das variáveis anteriormente citadas, como tempo de jogo, número de jogadores, campo de jogo, regras, entre outras, de exercícios integrados que visem o treino da capacidade anaeróbia e da potência anaeróbia.



 
Cap. Anaeróbia
Pot. Anaeróbia
duração do exercício
1min
30s
duração da pausa
2min
2min
intensidade (%FCmáx)
90-95%
95-100%
intensidade (FCbpm)
180-190
190-200
velocidade de execução
elevada
máxima
volume total
20-25min
15-20min


Quadro 2: Valores de referência para a construção de exercícios integrados para o treino de capacidade anaeróbia e potência anaeróbia (adaptado de Ferreira, 2002)

Nenhum comentário:

Postar um comentário