quarta-feira, 27 de julho de 2011

Copa Sul-Americana 2011

Oito equipes brasileiras conhecem seus possíveis adversários na fase internacional do torneio, que começa dia 3 de agosto


Por GLOBOESPORTE.COM Buenos Aires

 Os duelos da primeira fase entre os clubes brasileiros foram definidos de acordo com a posição de cada um no último Brasileirão. O campeão do torneio será conhecido no dia 14 dezembro e estará classificado para a Libertadores de 2012.
O vencedor do duelo Flamengo x Atlético-PR pega nas oitavas os uruguais Nacional, Fênix ou um time chileno ainda não definido. Para o confronto Atlético-MG x Botafogo, o adversário será Universidad César Vallejo (Peru), Santa Fé (Colômbia) ou Deportivo Cali (Colômbia). Para o Ceará x São Paulo, o rival será Libertad (Paraguai), Juan Aurich (Peru) ou La Equidad (Colômbia). Já o adversário do vencedor de Vasco x Palmeiras será Aurora (Bolívia), Nacional (Paraguai) ou San José (Bolívia).
Confira os confrontos e as datas de cada fase da Copa Sul-Americana:
Primeira fase: 3, 10, 17, 24 e 31 de agosto; 7, 14 e 21 de setembro.
A: San José (BOL) x Nacional (PAR)
B: Univ. Cesar Vallejo (PER) x Santa Fé (COL)
C: Dep. Concepción ou Universidad de Chile x Fénix (URU)
D: Dep. Quito (EQU) x Anzoátegui (VEN)
E: Olimpia (PAR) x The Strongest (BOL)
F: La Equidad (COL) x Juan Aurich (PER)
G: Bella Vista (URU) x U. Católica (CHI)
H: Yaracuyanos (VEN) x LDU (EQU)
1: Argentinos Juniors x Vélez Sarsfield
2: Vencedor de C x Nacional (URU)
3: Vasco x Palmeiras
4: Vencedor de F x Libertad (PAR)
5: Independiente
6: Vencedor de D x Universitario (PER)
7: Arsenal x Estudiantes
8: Vencedor de B x Deportivo Cali (COL)
9: Atlético-MG x Botafogo
10: Vencedor de E x Emelec (EQU)
11: Lanús x Godoy Cruz
12: Vencedor de H x Trujillanos (VEN)
13: Ceará x São Paulo
14: Vencedor de A x Aurora (BOL)
15: Flamengo x Atlético-PR
16: Vencedor de G x Iquique (CHI)
Oitavas de final: 28 de setembro, 5 e 19 de outubro
17: Vencedor 1 x Vencedor 16
18: Vencedor 9 x Vencedor 8
19: Vencedor 12 x Vencedor 5
20: Vencedor 13 x Vencedor 4
21: Vencedor 15 x Vencedor 2
22: Vencedor 10 x Vencedor 7
23: Vencedor 11 x Vencedor 6
24: Vencedor 14 x Vencedor 3
Quartas de final: 26 de outubro, 2 e 9 de novembro
25: Vencedor 17 x Vencedor 18
26: Vencedor 19 x Vencedor 20
27: Vencedor 21 x Vencedor 22
28: Vencedor 23 x Vencedor 24
Semifinais: 23 e 30 de novembro
29: Vencedor 25 x Vencedor 26
30: Vencedor 27 x Vencedor 28
Final: 7 e 14 de dezembro
Vencedor 29 x Vencedor 30


A competição é disputada no sistema mata-mata com 16 equipes começando na primeira fase, 22 na segunda fase (incluindo os 8 times brasileiros), e o Independiente, atual campeão, diretamente nas oitavas de final. Todas as fases são jogadas em partidas de ida e volta. Na primeira fase, segunda fase, oitavas, quartas e semifinal, em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) saldo de gols, 2) mais gols marcados na casa do adversário, 3) disputa de pênaltis. Na final, em caso de igualdade na pontuação, os critérios são os seguintes: 1) saldo de gols, 2) prorrogação de 30 minutos, 3) disputa de pênaltis.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Dormir mal interfere na capacidade de construir memórias


Pesquisa foi feita por cientistas da Universidade Stanford, nos EUA



Um noite mal dormida ou com interrupções pode ter consequências bem maiores do que o mau humor matinal. Ter o sono interrompido pode afetar a capacidade de construir memórias, segundo cientistas da Universidade Stanford, nos EUA.

A partir de uma técnica recém-desenvolvida, que utilizou a luz para monitorar as células do cérebro de camundongos, foi constatado que o sono fragmentado debilita a memória.

Os animais foram divididos em dois grupos. Parte deles teve o sono perturbado por pulsos de luz no cérebro. Os outros dormiram normalmente.

Ao serem colocados em uma caixa com dois objetos, um dos quais eles já tinham visto antes, os ratos do primeiro e segundo grupo tiveram comportamento diferente.

Os que dormiram bem perderam mais tempo com o objeto que não conhecia. Já os demais, estavam interessados nos dois brinquedinhos "novos".

De acordo com o especialista, o sono perturbado é um problema também em pessoas viciadas em álcool e com apneia obstrutiva do sono.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Preparador diz que Juninho e Felipe podem ser poupados de partidas

 

Rodrigo Poletto afirma que, pela idade dos dois, será necessários evitar alguns confrontos para não haver problemas de lesões


Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Felipe Juninho desembarque Vasco São Paulo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Felipe e Juninho podem ser preservados de alguns
jogos (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
O técnico Ricardo Gomes tem chances de perder Juninho Pernambucano ou Felipe em algumas partidas do Campeonato Brasileiro. Segundo o preparador físico do Vasco, Rodrigo Poletto, será necessário poupar os jogadores de alguns confrontos, que geralmente são muito próximos, para evitar futuras lesões. O clube já faz um trabalho especial para avaliar a condições dos dois após cada jogo.
- São atletas que têm uma ótima condição física, mas pela idade elevada temos que priorizar alguns jogos para evitar qualquer tipo de lesão, porque os confrontos são muito próximos. Fazemos uma avaliação no dia seguinte (dos jogos) para ver o tempo de recuperação que cada atleta precisa. Estamos trabalhando com a fisiologia, a fisioterapia e a comissão técnica para ver o que é melhor para termos esses jogadores sempre à disposição e para que não haja nenhum prejuízo para eles - disse à Rádio Brasil.

Juninho Pernambucano treinou normalmente na tarde desta quinta-feira e deve enfrentar o Atlético-MG, às 16h, do próximo domingo, em Ipatinga. Suspenso, Felipe está fora.

'Velhinhos', Juninho e Felipe vão ter que aguentar maratona

 

POR RAPHAEL ZARKO
Rio - Do confronto contra o Atlético-MG, domingo, até o segundo jogo da Copa Sul-Americana contra o Palmeiras, em São Paulo, o Vasco vai ter nove partidas em um intervalo de um mês. A média é de quase um jogo a cada três dias, o que colocaria em risco os meias Felipe e Juninho, de 33 e 36 anos, respectivamente. Mas, para o preparador físico do Vasco, Rodrigo Poletto, os dois têm condições de suportar a ‘maratona’.

“São dois atletas muito bem trabalhados, talvez até por terem tido a mesma base no Vasco. Além disso, eles se cuidam, têm uma vida regrada, não dormem tarde, alimentam-se bem. Juninho e Felipe têm toda essa consciência de profissionalismo que serve de exemplo até para os mais garotos”, afirmou o preparador.
Apesar da boa condição física dos veteranos da equipe, Poletto explica que em algum momento esses jogadores terão um descanso e ficarão fora de alguns jogos e viagens.

“Precisamos pensar no bem-estar dos atletas, então em um determinado momento vamos ter que poupá-los de alguns jogos. Estamos pensando toda essa estrutura em conjunto com o departamento de futebol, com a fisiologia”, disse Poletto, que lembra como o trabalho de musculação pode ajudar na recuperação física dos atletas.
“A musculação é fundamental, é um trabalho preventivo de antes e depois dos jogos para evitar lesões, para que eles tenham estrutura muscular melhor e que os permita ter vida longa dentro de campo”.

Rodrigo Poletto ressaltou a importância de ter um grupo grande e qualificado para tantos jogos em duas competições diferentes. “Fazemos trabalhos complementares com todos os jogadores, mas individualizamos esse treinamento. Claro que temos um padrão da preparação física, mas conversamos com eles e, se houver necessidade, seguramos um pouco em uma atividade ou outra. Até no treinamento técnico mesmo”, afirma Poletto.

Com tantos cuidados na preparação física do time, o técnico Ricardo Gomes não deve ter problemas para escalar Juninho contra o Atlético-MG. Embora ainda não tenha começado a sequência de jogos da equipe, o treinador preferiu evitar coletivos até agora nesta semana. Certo é que Felipe não joga, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. No lugar dele, os candidatos a vaga são Diego Souza, que seria uma opção menos provável, e Eduardo Costa, que já está regularizado e voltaria a compor a dupla de volantes com o jovem Romulo.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Treino Físico Diego Souza

Diego Souza faz trabalho extra para melhorar seu condicionamento físico

Barrado há duas rodadas, camisa 10 é um dos cotados para a vaga de Felipe, que está suspenso, para enfrentar o Atlético-MG

Por Fred Huber e Rafael CavalieriRio de Janeiro
treino vasco diego souza (Foto: Fred Huber/Globoesporte.com)Diego Souza trabalha para apurar a forma
(Foto: Fred Huber/Globoesporte.com)
Há duas rodadas no banco de reservas, o meia Diego Souza foi o último a deixar o campo depois do treinamento desta terça-feira, em São Januário. Para tentar recuperar sua melhor forma, o camisa 10 fez um trabalho extra sob o comando do preparador físico Rodrigo Poletto quando os outros atletas já estavam no vestiário. Foram algumas voltas em torno do gramado e abdominais.
O meia perdeu a vaga para Bernardo entre os titulares após a queda de rendimento que teve após a conquista da Copa do Brasil. Uma das explicações pode ser física. Ricardo Gomes, no entanto, acredita que o jogador está com problemas de posicionamento. O treinador considera que o novo meio de campo precisa de jogadores de movimentação, o que não é uma característica forte em Diego Souza.
Com a suspensão de Felipe para a próxima partida, domingo, às 16h (de Brasília), contra o Atlético-MG, em Ipatinga, uma das hipóteses é a entrada do camisa 10. Gomes poderia testar Diego Souza em uma função que considera mais adequada, já que acha o jogador mais produtivo quando não fica tanto de costas para o gol. Juninho é outro que não tem escalação garantida, já que a comissão técnica se preocupa com o desgaste do Reizinho na maratona de jogos que está por vir.

sábado, 16 de julho de 2011

Para atender urgência, Allan volta para defender o Vasco

 

Jogador, que estava treinando com a Seleção Sub-20, desce a serra fluminense para enfrentar o Atlético-PR, neste sábado

Allan deixou a Seleção Sub-20 para jogar pelo Vasco neste sábado (Foto: Divulgação)Allan deixou a Seleção Sub-20 para jogar pelo Vasco neste sábado (Foto: Divulgação)
LANCEPRESS!
Publicada em 16/07/2011 às 09:21
Rio de Janeiro (RJ)
Para enfrentar o Atlético Paranaense, neste sábado, às 18h30, com transmissão em tempo real pelo LANCENET, Allan teve que se virar. Após passar toda a semana treinando com a Seleção Brasileira sub-20, em Teresópolis, o jogador desceu a serra nesta sexta-feira, foi direto para a concentração e entra em campo nesta noite pelo Vasco. Isso para, mais uma vez, atender a uma urgência do time: a falta de um lateral-direito. Depois de tudo, é claro, pegará o caminho de volta.

O jogador chegou a ser pego de surpresa e até achou a situação inusitada. Não apenas por ter de se dividir entre Seleção, Vasco e Seleção novamente em poucos dias, mas por chegar praticamente em cima do jogo contra o Atlético-PR.

– É uma situação bem diferente mesmo, mas que acho muito válida. É importante porque mantém quem voltou para jogar por seus clubes em ritmo de jogo. Fizemos amistosos e coletivos pela Seleção, masnão é a mesma coisa que jogar para valer. Vou me concentrar nesse jogo e, depois, volto para a Seleção – disse Allan, que vai defender a equipe sub-20 no Mundial da categoria, no fim deste mês.

A diretoria vascaína precisou solicitar à CBF o retorno de Allan por conta da suspensão de Fagner, que recebeu o terceiro cartão amarelo na última rodada. Durante a semana, Ricardo Gomes chegou a testar Max na lateral direita, mas o jogador sentiu uma lesão.

Allan chegou ao Rio de Janeiro na tarde desta sexta, por volta das 15h. Como o treinamento do time foi pela manhã, ele foi direto para a concentração. A preparação do jogador durante a semana foi diferente da feita com o restante do grupo, em São Januário. Mas isso não preocupa a comissão técnica vascaína.

– Tínhamos apenas pedido ao pessoal da Seleção para que o jogador não fosse submetido a um treino mais puxado na véspera do jogo. Se ele tivesse feito um trabalho mais intenso, aí, sim, seria mais preocupante. Mas sequer treinou lá. Além disso, o Allan já conhece nosso trabalho, não terá problemas – garantiu Rodrigo Poletto, preparador físico do Vasco.

A maratona não termina por aí. Neste domingo, Alan terá de pegar a serra novamente. Afinal, segunda é dia de Seleção. De novo.


Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/vasco/atender-urgencia-Allan-defender-Vasco_0_518348167.html#ixzz1SH6EEdqW
© 1997-2011 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Lance!


Posts com a Tag ‘Rodrigo Poletto’

Preparação física da melhor qualidade

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Alô, turma da fuzarca! Não sei se vocês leram o Lance! hoje, se não viram, tá lá no Lancenet! também: http://www.lancenet.com.br/vasco/Preparador-fisico-Vasco-recursos-virtuais_0_428957139.html. Esse preparador físico Rodrigo Poletto é o cara, ó pá.
Desde que ele chegou, nossos jogadores estão voando, não ficam mais cansados no final das partidas. Basta analisar a goleada sobre o America e tirar as conclusões. Quando tava 8 a 0, todos estavam correndo como loucos em busca do nono gol, ora pois.
Agora que engrenou, quero ver quem segura o Vascão nesta temporada. O início ruim foi só para passar uma impressão errada e fazer com que os adversários achassem que teriam vida fácil contra nós. Vamos com tudo gajos. Fui!!

domingo, 3 de julho de 2011

Vasco pega leve nos treinos nas rodadas de meio de semana

 

Rodrigo Poletto, preparador físico, diz que sequência pesada pode causar queda de rendimento de alguns jogadores


Por Fred Huber Rio de Janeiro  

juninho pernambucano vasco   (Foto: Maurício Val/Fotocom.net)Juninho, de 36 anos, é um dos atletas que têm
cuidado especial (Foto: Maurício Val/Fotocom.net)
Não é só com Juninho, de 36 anos, que a comissão técnica do Vasco está preocupada para a sequência de jogos que a equipe terá pela frente. Quarta-feira, no Pacaembu, o time enfrenta o Corinthians. Três dias depois, o Internacional, em São Januário. Por isso, um planejamento cuidadoso vem sendo elaborado.

O risco, de acordo com o preparador físico do Vasco, Rodrigo Poletto, é de que aconteça uma queda no desempenho de alguns jogadores.

- O rendimento de muitos atletas cai quando começa a maratona de jogos. Quando temos uma semana que não tem compromissos, aproveitamos para intensificar os treinos. Com o início dos dois jogos por semana, teremos que administrar. Quando tem quarta e domingo, não tem como trabalhar forte. A regra é recuperação, manutenção e jogo. É preciso ter sintonia com o técnico, já que muitas vezes um treino mais forte pode prejudicar o rendimento depois, na hora do jogo.