terça-feira, 1 de março de 2011

Como Reduzir a Pressão Arterial

A vida moderna confronta o coração com inúmeros desafios no dia-a-dia. O modo como tratamos este órgão de termina a saúde no presente e no futuro. É como uma bomba que existe no centro dos vasos sanguíneos. Regula a velocidade a que o sangue é bombeado para os órgãos, bem como a quantidade de sangue necessária nas situações diárias. Como o coração desempenha um papel vital no corpo, é conveniente tratá-lo com a máxima atenção e fazer exames de diagnóstico para detectar doenças cardíacas e circulatórias, que vão desde um electrocardiograma, a uma prova de esforço, medir a tensão arterial, ou fazer uma angeografia coronária.
Estes exames permitem fazer uma abordagem aos problemas cardíacos a fim de permitir um tratamento ou alívio dos sintomas. A idade, o meio social e a pressão do trabalho, são factores que desenvolvem e precipitam os problemas cardíacos. Para os evitar-mos devemos levar uma vida calma, com métodos saudáveis, exercício físico e auto-estima. A tensão arterial è de suma importância e deve ser regulada com frequência de modo a poder evitar certas doenças coronárias. Os valores normais para os adultos situam-se entre 140/90 mn hg. Os jovens devem apresentar valores mais baixos, e os que tiverem a tensão acima de 150/95 mn hg, denominam-se hipertensos. Quando tal acontece é necessário reduzi-la para valores mais baixos a fim de não provocar tromboses ou outros problemas.
O número de mortes cardiovasculares têm aumentado muito devido ao stress e pressões a que todos estão sujeitos. A hipertensão danifica as células das paredes das artérias, tornando-as menos elásticas e provocando maior tensão. Normalmente ela provoca dores de cabeça, tonturas, perturbações visuais e falta de ar. Para a reduzir deve evitar-se o monóxido de carbono e a nicotina. Esta é uma droga extremamente viciante, que estimula o sistema nervoso simpático e as glândulas supra-renais. Isto leva ao aumento da produção de adrenalina, que faz com que a tensão aumente. Deste modo pode provocar lesões nas artérias e aumentar o risco de aterosclerose. Tanto o monóxido de carbono como a nicotina favorecem a formação de coágulos, que por sua vez aumentam o risco de doenças cardíacas. Torna-se pois conveniente deixar de fumar para reduzir o risco de ataque cardíaco e melhorar a saúde cardiovascular. O abuso do álcool também provoca um aumento de tensão arterial e acidentes vasculares cerebrais. O colesterol em excesso prejudica o coração, em especial se houver outros factores de risco, como o excesso de peso, tabaco e tensão alta. Como tal deve fazer exercício físico pois traz imensos benefícios para a hipertensão e doenças cardíacas. Para um coração saudável deve incluir-se na alimentação diária doses de fruta, legumes, alimentos pouco gordos, lácteos magros e carne com pouca gordura. Os fritos devem ser evitados , tal como o sal e refrigerantes.
Como a alimentação é de crucial importância para o bom funcionamento dos órgãos, em especial do coração,deve ser vigiada de acordo com a idade e estilo de vida. O ideal é evitar gorduras saturadas, ácidos gordos, enlatados e excesso de condimentos para diminuir o mau colesterol ou LDL. este se for em excesso deposita-se nas paredes das artérias, formando placas de aterosclerose. Para um coração saudável é salutar praticar desporto com frequência, evitar o colesterol, o stress , o tabaco e o álcool. A tensão é deste modo equilibrada bem como todo o funcionamento deste aparelho tão sensível. Convêm tratar-se com o máximo de atenção e carinho, para uma vida mais longa e feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário