terça-feira, 15 de março de 2011

Pé de Atleta



O que é o pé de atleta? Este problema que afeta tanta gente e que por vezes é tão irritante e difícil de corrigir. O que devemos fazer? São este tipo de questões tão frequentemente colocadas que vamos tentar responder neste artigo.
Em primeiro lugar é conveniente referir que naturalmente o termo técnico usado para denominar a infecção não é pé de atleta, mas sim dermatofitoses.
Então afinal de contas o que é o pé de atleta? Em termos simples e sucintos o pé de atleta é uma micose a nível superficial. Este tipo de micose aparece normalmente nos pés, daí naturalmente o nome, ocorrem normalmente na pele, em zonas com pêlos, unhas e zonas húmidas. A micose tem origem e são provocados por diversos tipos de fungos.
Estes tipos de fundos que são os principais causadores do pé de atleta, alimentam-se de proteína humana, daí o seu rápido desenvolvimento e a sua difícil expulsão. Estes fungos infectam portanto os tecidos e peles que estão envolvidos por células mortas, como foi referido anteriormente (pêlos, unhas, etc ), deixando a “salvo” as células vivas.
Uma curiosidade que é importante e devemos realçar é que vários outros animais podem ser alvo deste tipo de fungos, por isso sim, outros animais como principalmente cães e gatos podem sofrer de pé de atleta.
Dando um passo a frente, que tipo de sintomas são normais neste tipo de infecção. Pessoas mais obesas têm uma tendência para a captação maior de fungos.
O pé de atleta é normalmente caracterizado por lesões vesiculares e lesões escamadas nas regiões das palmas dos pés, assim como o característico vermelhão a nível das zonas genitais.
Como pode ser feito o diagnóstico e o tratamento do pé de atleta? A detecção do problema e da infecção é conseguida pela observação cuidada das zonas referidas anteriormente. Depois da fase de detecção, segue-se a fase de tratamento, que normalmente devido às características peculiares do fungo leva a um tratamento prolongado, podendo chegar a atingir longos meses. O tratamento normalmente utilizado e feito com uso a fármacos, entre os mais frequentemente utilizados podemos destacar o fluzonazol, canesten, fungotol.
Os atletas devido a sua exposição aos mais variados ambientes distintos estão no limiar do risco elevado de começar mais facilmente esta doença, sendo daqui que naturalmente vem o nome de pé de atletas, visto a incidência neste tipo de pessoas ser muito frequente.
Como foi referido, em termo de medicação aconselhada existem uma relativa abundância destes em relação ao pé de atletas, que portanto estão sendo amplamente utilizados por pessoas começando por algum relevo dos sintomas que causam o maior nível de incómodo.
A medicação referida para o combate ao pé de atleta é bastante fácil de se conseguir seguir. Aliás, como a maioria dos medicamentos, apresenta geralmente disponíveis do uso dos remédios do pé de atletas. O álcool diluído de fricção na área afectada com esferas de algodão é um dos remédios do pé de atletas.
 O Dimethyl, é um forte fungicida eficaz para o pé de atleta. O alho é um dos métodos tradicionais mais usado desde há séculos para combater estas infecções virais, bacterianas e parasitárias e ajuda a acautelar infecções. Por norma e experiência dizem que estes é um dos métodos que mais efeito consegue fazer neste tipo de infecções fungosa que se estima atingir quase cerca de 70 % da população mundial pelo menos uma vez na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário