quinta-feira, 10 de março de 2011

Dor muscular

 
Quando ficamos muito tempo sem fazer exercícios e de repente realizamos uma atividade moderada ou intensa, inevitavelmente surgirá uma dor atingindo pequenos ou grandes grupamentos musculares.
A dor muscular ocorre devido a pequenas lesões (microlesões) no tecido chamado de conjuntivo, que recobre as células musculares e um conjunto de células chamadas de feixe. Lacerações minúsculas no próprio tecido muscular e retenção de líquido nos músculos também causam dores.
O pior é que dor gera contração involuntária, que por sua vez reduz o fluxo sangüíneo, gerando mais incômodos de uma forma cíclica.
Muitas pessoas citam que a causa da dor muscular é o ácido lático, um produto do metabolismo. Mas isso não é verdade, pois em cerca de 60 minutos depois de um jogo de futebol o ácido lático produzido já foi completamente removido.
Às vezes a dor demora alguns dias para aparecer, pois o próprio processo inflamatório instalado depois do exercício causa mais microlesões.
A fase excêntrica do exercício, ou seja, o momento da descida do peso na musculação ou a queda depois de um salto para cabeceio, normalmente causa mais dor. Para provar isto, anos atrás, um cientista chamado Byrnes mostrou que a corrida descendo a ladeira causava mais dor muscular tardia do que correr na mesma intensidade numa superfície plana.
De uma forma prática, os pesquisadores têm mostrado que apenas uma sessão de exercício leve exerce um efeito profilático sobre o surgimento da dor muscular por diversos dias.
É importante estarmos atentos para reduzirmos a intensidade do exercício quando sentimos dor, evitando lesões maiores como o estiramento muscular.
A dor também faz mudarmos nossa forma de caminhar ou correr, o que pode causar lesões nas articulações nos jogadores.
Assim, cuidado. Exercite sempre sob orientação de um preparador físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário