quinta-feira, 17 de março de 2011

Hábito de ingerir fast-food faz surgir mais casos de anemia

O tradicional hambuger com pão é rico em gordura e pobre em nutrientes
 
 
O tradicional prato do brasileiro, composto de arroz, feijão e um tipo de carne, vem cedendo lugar ao fast-food. Alimentos industrializados, com baixo teor nutricional, têm substituído a comida brasileira, riquíssima em ferro. Com isso, são cada vez mais comuns casos de anemia relacionada a alimentação pobre em nutrientes.

Os nutricionistas alertam que com o passar do tempo, essa mudança no cardápio pode agravar as carências de substâncias essenciais ao bom funcionamento do organismo, como o ferro. O indivíduo que sofre de anemia sente-se cansado, fraco e com dores de cabeça. Nas crianças o sintoma mais comum é o atraso do crescimento. Com o tempo, essa deficiência nutricional nos adultos pode provocar complicações coronarianas.

A anemia pode significar que o organismo tem dificuldade de absorver os nutrientes dos alimentos. Dessa forma, ela pode estar mascarando algum desequilíbrio. No caso, o médico deverá fazer uma investigação mais profunda para descobrir o problema.

Para evitar a anemia recomenda-se o uso de panela de ferro no preparo dos alimentos. Um molho de tomate de 100g feito numa panela dessas absorve 87 mg de ferro contra 3 mg se feito em travessa de vidro.

A alimentação para quem sofre de anemia deve conter rim, fígado, coração, carnes vermelhas, de aves ou de peixes, ostras, mariscos, gema de ovo, frutas secas, melaço , pães de trigo integrais, cereais e feijão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário