segunda-feira, 14 de março de 2011

Refeição Pré-Treino


Refeição Pré-Treino

A refeição pré-treino é de extrema importância, uma vez que o corpo vai necessitar de energia para os exercícios. Muitas pessoas ainda têm a ilusão de que treinar em jejum emagrece, porém, essa prática não é aconselhável. Independente se seu objetivo é ganhar massa muscular, eliminar gordura ou ganhar resistência, você tem que se alimentar bem.
Começando pela hidratação: ninguém terá um bom rendimento físico se estiver desidratado, ou seja, perderá força, velocidade e motivação. O ideal é nas 2 horas que antecedem o exercício, a pessoa consumir 500 ml de líquidos. Dê sempre preferência a água e isotônicos. Logo antes de começar cerca de um copo de 200-250 ml. Se você iniciar uma atividade física desidratado, o rendimento, força e velocidade diminuirão.
De 3 a 4 horas antes do exercício:
* Consuma alimentos pobres em gorduras e fibras (para evitar desconforto intestinal), ricos em carboidratos e moderados em proteínas.
* Faça uma refeição contendo de quatro a cinco gramas de carboidratos por quilo de peso. Exemplo: uma pessoa de 70 quilos deve consumir de 280 a 350 gramas de carboidratos.
* Carboidratos recomendados: pão, arroz, macarrão, biscoito, aipim, batata, legumes, etc. Boas fontes de proteína: carnes magras, feijão, soja, ervilha, lentilha, leite e derivados.
De 1 a 2 horas antes do exercício
* Consuma de um a dois gramas de carboidratos por quilo de peso. Exemplo: um sanduíche com pão integral acompanhado de suco natural. Biscoitos, barras de cereais e frutas também são opções.
* Evite: alimentos ricos em açúcar, como mel, balas e refrigerantes, além daqueles com alto índice glicêmico, como sorvete e bolo. Alimentos com alto índice glicêmico proporcionam sensação de bem-estar imediata, mas podem levar à sensação de fraqueza durante o treino.
* Beba cerca de 250ml a 500ml de água.
Sugestões: Adapte a sua realidade...
1.      Frutas secas com queijo branco + 1 copo de água de coco;
2.      Iogurte de frutas light com cereal sem açúcar + 1 fruta;
3.      Macarrão com molho de tomate + suco de frutas;
4.      Panqueca de frango + suco natural;
5.      Pão com geléia diet e queijo branco + água de coco + 1 fruta;
6.      Sanduíche natural com pão integral + suco de frutas
7.      Uma taça de salada de frutas + cereais;
8.      Vitamina com leite desnatado + 1 fruta e aveia em flocos;
9.      Whey protein com leite desnatado e maltodextrina.
Refeições práticas e leves como as sugeridas fazem toda a diferença na hora do treino e nos resultados esperados! Lembrando que: só faça uma suplementação se você mantém treinos intensos e regulares. O mais importante é manter uma dieta saudável e só assim introduzir uma suplementação (quando os treinos estiverem mais pesados). Suplementos não são recomendados para iniciantes em fase de adaptação e fase inicial de treinamento. Não acredite em suplementos milagrosos, geralmente não tem o resultado divulgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário