segunda-feira, 6 de junho de 2011

Mulheres são mais sensíveis ao álcool do que homens

 

 

Psicanalista Sérgio Dualibi falou sobre a bebida no programa desta 6ª (27).
Infectologista Caio Rosenthal deu explicações sobre piercings e tatuagens.

 
arte bebidas alcoólicas (Foto: arte / G1)
A diferença entre os números para homens e mulheres tem vários fatores, entre eles está a concentração de água que cada um tem no organismo. Entre 55% e 65% do corpo masculino é água, enquanto esse número varia entre 45% e 55% nas mulheres. A maior quantidade de água faz com que o álcool se dilua mais facilmente nos homens. Por isso, mesmo se os dois tiverem o mesmo peso, o homem é mais resistente.
A bebida em excesso sobrecarrega o fígado, porque uma de suas funções é desintoxicar o corpo. Além disso, ele regula a quantidade de água no corpo, trabalha na coagulação do sangue, armazena glicose.
O corpo demora aproximadamente uma hora para se livrar de cada unidade de álcool e não há nada que se possa fazer para adiantar o processo. Beber café ou tomar banho frio pode deixar a pessoa mais acordada, mas não diminui a quantidade de álcool no sangue.
O melhor alimento para se consumir junto com o álcool é o carboidrato que, no sangue, vira glicose. Frituras e condimentos irritam o estômago e, como o álcool também irrita, esses alimentos podem dar gastrite. É bom tomar água junto com a bebida, de preferência na mesma quantidade. Bebidas gaseificadas não são o ideal, pois potencializam a absorção do álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário