sexta-feira, 1 de abril de 2011

A Cerveja Cria Barriga?

Uma das bebidas alcoólicas mais bebidas em todo o mundo. Tanto jovens como adultos ou idosos a bebem; cerveja não escapa a praticamente ninguém. Mas isso não é de agora, no passado já era conhecida, visto que foi uma das primeiras bebidas alcoólicas a ser produzida pelo homem. Falando de datas, podemos dizer que já era conhecida 4000 anos a.C. e foi consumida por povos como os egípcios, sumérios e mesopotâmios em diversas variedades, dependendo dos produtos através da qual era feita.
A grande questão colocada nos dias de hoje é se é ela a causadora da chamada “barriga de cerveja” muito comum entre os homens. Também se fala sobre alguns benefícios, claro, mas normalmente é apontada como a bebida que mais engorda. Aqui poderá conhecer a verdade sobre a cerveja e se é ou não a causadora de todos esses problemas.

Benefícios da Cerveja

Os benefícios desta bebida só se verificam no caso de ser consumida com moderação. A grande questão é sempre: o que é ser moderado? Depende de pessoa para pessoa, se é homem ou mulher, a sua massa corporal entre muitos outros. Mas não se deve beber de todo mais de uma cerveja por dia, excepcionalmente duas. O ideal era, claro, não beber todos dias.
Agora que temos a noção aproximada do que significa um consumo moderado, que tipo de benefícios isso nos pode proporcionar? Bem, pensando nos seus constituintes, podemos destacar dois bastante importantes: a água que fornece minerais importantes e os antioxidantes que nos protegem do efeito dos radicais livres. Outros compostos ajudam a prevenir e diminuir o mau colesterol e o silício, também presente na cerveja fortalece os ossos. Outro aspecto interessante, é o seu efeito a nível do sistema circulatório, já que previne doenças cardiovasculares em especial no que diz respeito ao coração.

A Cerveja Engorda?

Para responder a esta pergunta é preciso pensar primeiro como é feita a cerveja. Bem, o processo é chamado fermentação e é feito a partir de cereais, normalmente cevada. Mas todo o alimento que possua amido pode sofrer fermentação e, por esse motivo, há cervejas de tipos diferentes. Mas amido é um tipo de açúcar e como é possível deduzir, é fonte de energia que se não for gasta acumula em forma de gordura.
Isso é um dos motivos que leva a crer que a cerveja engorda; mas por outro lado, se pensarmos bem, todas as bebidas alcoólicas possuem algum tipo de açúcar, sendo portanto um aspecto em comum a todas. Neste sentido, não se trata de um problema particular da cerveja, mas de toda a bebida alcoólica e a sua resolução requer apenas moderação por parte de quem as consome.
Outro problema muito frequentemente associado a quem consome cerveja é os maus hábitos alimentares que possui. Basta nos lembrarmos dos “petiscos” que acompanham a dita cerveja, ou vice-versa. São as batatinhas fritas, os amendoins, o queijo… Na realidade, os maiores consumidores são as pessoas com piores hábitos alimentares, já que aqueles que a consomem moderadamente têm controlo não só na bebida mas naquilo que comem também.

A Cerveja Cria Barriga?

Uma coisa é favorecer o ganho de peso, outra bem diferente é aumentar a barriga. O ganho de peso poderia ser homogéneo, mas a grande questão é a característica barriga redonda e dura que muitos homens possuem.
O senso comum sempre indicou que beber cerveja era directamente proporcional a ganhar barriga, mas estudos recentes chegaram a conclusões diferentes. Na realidade, nada foi comprovado, pois há muitos factores subjacentes para tirar conclusões definitivas. Mas após um estudo da população portuguesa, realizado com 50 mil pessoas e relaciona o índice de massa corporal e o consumo da bebida, foi concluído que não havia uma relação entre a barriga e a cerveja.
O problema destes estudos é o facto de os dados serem fornecidos pelas pessoas, já que tudo funciona por meio de inquéritos. Assim, há sempre tendência para diminuir a quantidade de cerveja que se bebe e até mesmo não ser totalmente rigoroso no peso e altura.
Outra questão que fica sempre nas nossas mentes é: se a cerveja não causa barriga, então porque motivo quando alguém passa a consumir menos a sua barriga diminui?

Nenhum comentário:

Postar um comentário