sábado, 30 de abril de 2011

Como ocorre e qual o tratamento da Síndrome do Trato Ilio Tibial

 
Esta lesão é comum em corredores e ciclistas

Também conhecido como Síndrome da Banda ílio tibial, é uma dorzinha na região lateral do joelho, ela se dá pela fricção da banda iliotibial com o trato. É muito comum em atletas de corrida, principalmente quando estão correndo na subida ou na descida, onde o joelho não dobra muito, ficando em uma angulação de 25 a 35 graus. Mas o que é o trato ílio tibial?

O Trato Íliotibial (TIT) é uma fáscia longa localizada na face lateral da coxa. Origina-se de um pequeno feixe muscular no osso ilíaco na pelve, onde é denominado tensor da fáscia lata.

Uma de suas causas é o desbalanceamento muscular, causado entre agonistas e antagonistas e também a falta de alongamento muscular.

Outro esporte muito susceptível a esta lesão é o ciclista, pelos mesmos motivos dos atletas de corrida e também pela “ausência” do bike fit, onde o atleta não fica com boa postura na bike.

Esta patologia raramente é grave a ponto de necessitar tratamento cirúrgico, mas pode ser extremamente desconfortável e afastar os atletas de suas atividades.
Ela é uma patologia causado por
Overuse, muito comum em atletas de corrida e de longa distância.
Corredores com pés pronados estão mais susceptíveis a esta lesão, pois faz com que haja um esforço excessivo no joelho no intuito de corrigir a pisada e há também alguns casos de pessoas com fraqueza da musculatura glútea, pois o glúteo é responsável pela rotação do quadril.

Quais as suas causas?
  Fraqueza muscular, causando desequilíbrios entre agonistas e antagonistas
  Falta de alongamento muscular
  Joelho em valgo (para dentro )
  Pé em pronação
  Aumento súbito no tempo corrida,
  Treinar em terrenos irregulares, subidas e descidas
  Selim da bike muito alto
  Sapatilha da bike com rotação interna

Sintomas: O principal sintoma da Stit (Síndrome do Trato Iliotibial) é a dor, um pouco acima linha articular joelho, parte lateral.

Tratamento: medicamentoso ( sempre orientado por um médico ), fisioterapia e em casos mais crônicos é necessária a interrupção das atividades para realizar o tratamento. Neste caso, o retorno aos esportes deve ser gradual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário