sábado, 14 de maio de 2011

[Alongamento] Qual o momento certo?


Que o alongamento é importante para a rotina de treinos, todos nós sabemos. “Esse tipo de exercício traz mais flexibilidade ao atleta, o que significa maior amplitude nos movimentos e treinos com um gasto menor de energia”, explica Rodrigo Albuquerque, diretor técnico da assessoria de corrida Ápice Treinamento Multiesportivo, de Brasília. Mas afinal, como saber o momento certo de incluir esse tipo de atividade na sua rotina de treinos?

O treinador da assessoria paulista BK Sports, Kim Cordeiro, afirma que não existe uma regra quanto as sessões de alongamento serem praticadas antes ou depois da corrida. “Muitos corredores aboliram o alongamento da sua rotina e não sentem a menor falta dele”, revela. Mesmo assim, é impossível negar os benefícios desses exercício para o corpo. “No início do treino, o alongamento tem a função de complementar o aquecimento da musculatura. No final, ele é feito para alongar a musculatura e fazer com que ela volte ao seu estado natural”, explica o treinador.

A dica é ficar atento ao tipo de alongamento que deve ser praticado em cada momento. “Antes do treino os exercícios devem ser leves, com intuito de despertar o corpo para a atividade física. Depois da corrida deve ser feito para relaxar a musculatura e ajudar na recuperação do corpo”, analisa o Rodrigo Albuquerque. E mais: se sentir dor, é hora de diminuir o ritmo, pois isso pode ser um sinal de que o exercício está mais forte do que deveria.

Mas caso você queira intensificar suas sessões de alongamento, a melhor opção é praticar aulas extras de pilates, RPG ou ioga. Isso porque, por serem realizadas independentemente da corrida, estas sessões de alongamento têm a vantagem de não trazerem a fadiga do pós-corrida". Com isso é possível realizar um trabalho de flexibilidade com maior ênfase e qualidade, sem o risco de lesões”, explica o treinador da BK Sports.

Quer incluir algumas sessões na sua agenda? O ideal é manter o ritmo de duas a três sessões de 30 minutos por semana. Bons treinos!
Escrito por Maria Fernanda Vieira, Nike Blogger


Nenhum comentário:

Postar um comentário