terça-feira, 24 de maio de 2011

Pubalgia

Dor no púbis que surge após atividade física deve ser tratada por ortopedista

Primeiro ela surge como uma dorzinha incomoda no púbis após a realização de alguma atividade física. Com o tempo vai aumentando de intensidade e diminuindo a frequência entre o início do exercício e o surgimento da primeira pontada. Chamada de pubalgia, a dor é comum aos atletas de fim de semana, mas também pode surgir em decorrência de outros fatores, como a diferença no tamanho de membros ou ser provocada uma hérnia inguinal.

O tratamento da pubalgia exige em primeiro lugar um diagnóstico correto, que é realizado pelo medico ortopedista. Analgésicos e relaxantes musculares podem aliviar a dor, mas só devem ser feitos pelo médico especializado em ortopedia, de preferência com prática em avaliação desportiva. Também é necessário, para a maioria dos pacientes, se submeter a um trabalho de reabilitação fisioterápica, evitando assim que o caso chegue a um estado crônico, em que a dor passa a ser constante e impede a continuidade das atividades físicas. Nos casos muito graves a cirurgia pode ser indicada.

Na maioria dos casos, a pubalgia é resultado de posturas erradas e desequilíbrio muscular durante a realização do exercício. Os atletas de fim de semana, principalmente os que jogam futebol e costumam chutar sempre com a mesma perna, acabam gerando uma fadiga muscular de forma desigual. Estes são mais propensos ao problema.

Por esse motivo, é importante manter um trabalho de fortalecimento muscular paralelo ao esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário