terça-feira, 3 de maio de 2011

Como se alimentar após o treino ou jogo de futebol?

 Melhorando a recuperação dos atletas
Jogadores de linha gastam em média 15kcal/minuto, e os goleiros 5kcal/minuto. Se reposição não for imediata, prejuízo para saúde e desempenho será grande
Uma nutrição adequada deve ser sempre parte da rotina de um jogador de futebol, já que sua alimentação, principalmente a refeição pós-treino, irá influenciar seu desempenho para os próximos jogos/treinos e ser responsável por sua recuperação.

A recuperação após os jogos é muito importante, afinal, os atletas participam de vários jogos num curto período de tempo. A maior preocupação é repôr os estoques de glicogênio (energia) e os líquidos perdidos.

Durante um jogo de futebol há um intenso gasto energético, porém, esse gasto dependerá da posição que o jogador está no time, a distância que ele percorre, o estilo adotado e a importância daquele jogo.

Durante um treino ou um jogo os atletas gastam em média 15kcal/minuto e os goleiros 5kcal/minuto. Então, se a reposição não for feita logo após, o prejuízo para saúde, desempenho e recuperação será grande.

Quais fatores melhoram a taxa de reposição de glicogênio?

1- Estoques depletados durante o exercício;
2- Consumo de carboidratos imediatamente após;
3- Carboidrato de rápida digestão (sem fibras e sem gorduras);
4- Consumo de 1,0-1,5g de carboidrato por kg logo após.

Quais fatores prejudicam a reposição de glicogênio?

1- Lesões musculares;
2- Demora no consumo de carboidratos após o término do exercício;
3- Pequenas quantidades de carboidratos;
4- Consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico;
5- Exercício intenso durante o período de recuperação.

Recomendações:

- Consumir alimentos logo após o término o jogo, principalmente fonte de água e carboidratos, por exemplo: isotônicos, água de coco, pães e cereais (sem ser integral), frutas sem casca, massas, vitamina com leite de soja, bolo simples, etc.

- Focar nos carboidratos de alto índice glicêmico (rápida digestão e absorção), por exemplo: mel, melancia, banana, macarrão, arroz, pão branco, batata inglesa, mandioca, etc.

- Fazer o cálculo: consumir de 1,0-1,5g de carboidratos por kg de peso.

- Suplementos também poderão ser utilizados após os jogos (antioxidantes, bebidas esportivas, creatina, maltodextrina, etc.), porém, esses necessitam de uma avaliação e prescrição individual feitos por um nutricionista esportivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário