quinta-feira, 31 de março de 2011

Preparador Físico Futebol Profissional - RODRIGO POLETTO: Unhas

Preparador Físico Futebol Profissional - RODRIGO POLETTO: Unhas: " Elas são o raio x de nossa saúde e podem nos ajudar a diagnosticar problemasEstrutura formada por uma proteína rígida e translúc..."

Unhas

 
 
Elas são o raio x de nossa saúde e podem nos ajudar a diagnosticar problemas
Estrutura formada por uma proteína rígida e translúcida, a queratina, presente na ponta dos dedos, as unhas não favorecem apenas a manipulação de objetos e a proteção dos dedos. Funcionam também como uma espécie de Raio X natural, nos ajudando a diagnosticar problemas de saúde.

O corpo é capaz de se expressar e sempre que há algo de errado com o organismo, ele consegue falar por si só. As unhas assumem esse papel de acordo com o aspecto que possuem. Os especialistas ainda estudam a fundo esse assunto, mas os resultados já comprovam que a saúde da unha é um reflexo da nossa condição física. Por isso, é importante ficar atento e verificar se o crescimento das unhas está acontecendo de forma normal.

Veja o que os aspectos das unhas podem indicar:

Opaca, quebradiças e ou esbranquiçadas - deficiência de nutrientes.

Amolecidas e finas – hipertireodismo

Metade branca e a outra avermelhada – problemas renais

Manchas roxas – micoses, doenças cardíacas ou tumores

Amareladas – uso excessivo de remédios ou fumo e diabetes

Com manchas escuras – em uma única unha pode ser indicação de melanoma (câncer de pele).

Com ondulações – doenças pulmonares

terça-feira, 29 de março de 2011

Preparador Físico Futebol Profissional - RODRIGO POLETTO: 10 mil passos

Preparador Físico Futebol Profissional - RODRIGO POLETTO: 10 mil passos: " É a quantidade mínima recomendada para obter benefícios com a caminhadaJá parou para pensar – ou contar – quantos passos v..."

10 mil passos

 
 
 
É a quantidade mínima recomendada para obter benefícios com a caminhada
Já parou para pensar – ou contar – quantos passos você dá por dia? Saiba que para ser considerada saudável uma pessoa tem que dar diariamente nada menos do que 10 mil passos, quantidade mínima recomendada para quem quer alcançar benefícios com a atividade física.

Se você está pensando que dar 10 mil passos por dia, ou mesmo contá-los, é impossível, saiba que existem alguns macetes para melhorar o seu condicionamento. Já existe um aparelhinho, o pedômetro, que ajuda a contar o número de passos. Você pode também pode contar os passos que utiliza em seus trajetos diários e multiplicá-los pelo número de vezes que os percorre. E pode ainda acrescentar a caminhada diária pequenos trajetos fazendo a pé o percurso para a escola, o trabalho, para casa ou até mesmo para atividades de lazer como ir a um cinema ou passear num shopping.

Estudos mostram que aqueles que adotam a caminhada como hábito têm menos gordura corporal, menor pressão sanguínia e melhor tolerância a glicose. A caminhada também combate a osteosporose, melhora a lombalgia, recupera o vigor sexual e fortalece o sistema imunológico.

Preparador Físico Futebol Profissional - RODRIGO POLETTO: Carne suína tem menos colesterol do que carne de f...

Preparador Físico Futebol Profissional - RODRIGO POLETTO: Carne suína tem menos colesterol do que carne de f...: "O estudo da Unicamp comprovou que ela também faz menos mal do que a bovina Um estudo da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Univers..."

Carne suína tem menos colesterol do que carne de frango

O estudo da Unicamp comprovou que ela também faz menos mal do que a bovina
 
Um estudo da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, revelou que a carne suína tem menos colesterol do que a carne de boi e de frango. O resultado desta pesquisa também foi comprovado por estudos dos Estados Unidos e Alemanha.

O estudo mostrou que o teor de colesterol da carne suína (bisteca e lombinho) é de 49 miligramas em cada 100 gramas, enquanto na carne bovina (contrafilé) o índice é de 51 miligramas. Na de frango, é de 58 miligramas. O teor de colesterol do pernil suíno é de 50 miligramas em cada 100 gramas, enquanto na carne escura do frango o índice é de 80 e no coxão duro do boi, 56. O toucinho do porco tem menos colesterol que a pele de frango, com 104.

De acordo com os cientistas, a descoberta acaba com o mito de que a carne suína ser prejudicial à saúde. Isso se tornou possível graças ao desenvolvimento da ciência. A biotecnologia conseguiu produzir animais com menos gordura. A carne suína se tornou mais branca e sem odor.

sábado, 26 de março de 2011

Preparador Físico Futebol Profissional - RODRIGO POLETTO: Estresse pode ser responsável por alguns quilos a ...

Preparador Físico Futebol Profissional - RODRIGO POLETTO: Estresse pode ser responsável por alguns quilos a ...: "É importante tentar descobrir quais os fatores que estão estimulando o problema Se você anda cansado, desconcentrado, com dores no corpo o..."

Estresse pode ser responsável por alguns quilos a mais na balança

É importante tentar descobrir quais os fatores que estão estimulando o problema



Se você anda cansado, desconcentrado, com dores no corpo ou ansioso, cuidado! Esses podem ser os primeiros sintomas de estresse. A OMS (Organização Mundial de Saúde) avalia que 90% da população está sob o impacto do estresse, ou seja, uma epidemia em larga escala.


De acordo com a psicóloga Marina Vasconcellos, uma pessoa estressada fica visivelmente mais irritada, sem paciência, podendo sentir fisicamente alguns incômodos, como dores de cabeça, cansaço exagerado, gastrite, úlcera e insônia. A longo prazo, ele pode ser responsável por alguns quilinhos a mais na balança.


Segundo um estudo feito por profissionais do Instituto Weizmann, de Israel, quando estamos estressados, o cérebro produz uma proteína chamada UCN3, que aumenta a fome e diminui a sensação de saciedade.

De onde vem o estresse?
Mas, afinal de contas, o que é e como aparece o estresse? A resposta está concentrada no sistema de ação e reação acionado pela relação das pessoas com o meio ambiente.


Desde os primórdios da história do homem, o cérebro desenvolveu por meio de "respostas" em defesa a situações que ameaçavam a integridade do indivíduo. Uma série de reações químicas, com descarga de hormônios, é desencadeada e nos prepara para o pior.


Essas experiências - e as reações que o organismo adotou quando isso ocorre, ficaram gravadas como ruins. Basicamente o cérebro funciona buscando o que é bom e tentando evitar e se proteger do que é ruim. 

Diminuir o ritmo de trabalho, praticar exercícios e separar um tempo para o lazer afastam o estresse.

Quando algum tipo de situação nos esgota, nos preocupa ou nos sobrecarrega, o que ocorre dentro do corpo é quase um preparo para guerra. E como as situações chatas do mundo contemporâneo costumam ser repetitivas (trânsito, excesso de trabalho, pouco tempo para o descanso e etc.), as reações tornam-se corriqueiras e o estresse progride.


Como combater este mal
Segundo a psicóloga e psicanalista Claudia Finamore, a melhor forma de combater este problema é se conscientizar e aceitar que está estressada. Depois, é preciso mudar os hábitos. "Muitas vezes, na correria do dia a dia, as pessoas não percebem como se sentem. É importante tentar descobrir quais os fatores que estão estimulando o estresse e quais as razões para isso", afirma a especialista.


Claudia diz que é interessante criar possibilidades de lazer e relaxamento. Buscar atividades que tragam descontração e aliviem as tensões. 
Muitos passam a vida toda estressados sem se dar conta disso. "Tentar diminuir o ritmo de trabalho, praticar exercícios, garantir um tempo para o lazer e fazer terapia são boas alternativas para afastar o problema", afirma a psicóloga Marina Vasconcellos.


Algumas atitudes na sua rotina podem afastar o estresse da sua vida. Manter uma alimentação saudável, rejeitar calmantes sem orientação médica, evitar o fumo, café e bebidas alcoólicas, buscar um sono restaurador, conhecer o seu corpo e sua personalidade são artifícios que enfatizem sua escolha por qualidade de vida e bem-estar. Assim, o cérebro responderá ao estímulo positivamente, liberando hormônios ligados ao prazer. Essa sim é a fórmula mágica da felicidade. 

quarta-feira, 23 de março de 2011

Preparador Físico Futebol Profissional - RODRIGO POLETTO: Suplementação alimentar X Atividade física

Preparador Físico Futebol Profissional - RODRIGO POLETTO: Suplementação alimentar X Atividade física: "As pessoas que praticam esportes têm necessidades nutricionais diferentes das sedentárias? O que um esportista deve consumir de diferente em..."

Suplementação alimentar X Atividade física

As pessoas que praticam esportes têm necessidades nutricionais diferentes das sedentárias? O que um esportista deve consumir de diferente em sua alimentação?
A suplementação para um esportista

A prática esportiva envolve diversas reações metabólicas que são necessárias para gerar energia para a realização do exercício e essa energia precisa ser restituída. Por isso, a alimentação adequada pode potencializar o desempenho durante o treinamento, modificar os componentes da composição corporal (massa muscular e gordura) e ainda contribuir para a manutenção da saúde.

A alimentação de um atleta é muito importante e deve ser muito bem balanceada para que não falte nenhum nutriente devido ao desgaste físico. A sua suplementação consequentemente é diferente da alimentação de uma pessoa sedentária. No cardápio de um esportista não devem faltar:
• Alimentos fontes de carboidratos (pães, massas, cereais, biscoitos, batatas, arroz) que ajudam na reposição da energia gasta durante a atividade física.

• Alimentos ricos em proteína (carnes em geral, leguminosas, ovos, leites e derivados), que auxiliam na manutenção e no aumento da massa muscular.

• Alimentos fontes de gorduras (óleos vegetais), que ajudam no fornecimento de energia e na absorção das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K). Dê preferência pelas gorduras monoinsaturadas que reduzem os níveis de LDL-colesterol (colesterol ruim) no sangue (abacate, azeite de oliva, nozes, castanhas, amendoim, nos óleos vegetais de canola, de soja) e pelas poliinsaturadas que diminui os níveis de triglicerídeos (peixes de água fria como salmão, atum, sardinha, truta e bacalhau; e também óleos vegetais, como o de soja, o de milho e o de girassol).

• É importante diversificar o consumo de verduras, legumes e frutas para garantir que as necessidades de vitaminas e minerais sejam supridas.

Antes e depois da atividade física devem ser tomados alguns cuidados, saiba quais são eles
ANTES: Normalmente é sugerido o consumo de carboidratos (pães, biscoitos, massas, cereais) antes do treino para que haja manutenção da glicose (açúcar) no sangue e estoque adequado de energia nos músculos. O tipo e a quantidade de carboidrato a ser consumido irá variar de acordo com a modalidade esportiva, o tempo da atividade e o intervalo existente entre a refeição/lanche e o treino.

APÓS: Após a prática de atividade física, são recomendados os carboidratos de fácil absorção como sucos, caldo de cana, pão branco, para a reposição dos estoques de energia utilizados durante a atividade, como também os alimentos fontes de proteínas (carnes, ovos, leguminosas, leite e derivados) para auxiliar na recuperação e aumento da massa muscular.

Necessidades específicas de vitaminas e minerais pelos praticantes de esporte

De um modo geral, as vitaminas e minerais presentes em dietas balanceadas e diversificadas em alimentos, são suficientes paras as necessidades do esportista. Mas o estresse do exercício pode aumentar a necessidade desses nutrientes devido à sua maior utilização ou perda durante a prática esportiva. A Diretriz Brasileira de Medicina do Esporte recomenda que  especificamente atletas em treinamento intenso devem se atentar ao consumo de vitamina C (proporciona melhor resposta imunológica e antioxidante) e E (aprimora ação antioxidante). Além disso, é sugerida atenção especial para a ingestão de alimentos que contêm zinco (benefício ao processo respiratório celular), cálcio (formação e manutenção do tecido ósseo) e ferro (formação de hemoglobinas).

terça-feira, 22 de março de 2011

Preparador Físico Futebol Profissional - RODRIGO POLETTO: Treino de musculação deve ser lento ou rápido?

Preparador Físico Futebol Profissional - RODRIGO POLETTO: Treino de musculação deve ser lento ou rápido?: "Pesquisas que defendem séries de musculação tão rápidas quanto possível causam polêmica em ginasios (academias). Especialistas brasileiros..."

Treino de musculação deve ser lento ou rápido?

Pesquisas que defendem séries de musculação tão rápidas quanto possível causam polêmica em ginasios (academias).

Especialistas brasileiros em exercícios estão alcançando reconhecimento internacional com pesquisas originais sobre a melhor forma de fazer ginástica e queimar calorias.

As últimas recomendações de pesquisadores da Universidade de Harvard: os exercícios devem ser intensos para alcançar o melhor condicionamento físico. Não importa se a escolha é correr ou andar ou fazer musculação. O melhor resultado é alcançado com o exercício intenso, aquele que deixa a pessoa quase sem fôlego.

Esta tese sobre o gasto metabólico e cardiovascular da prática de musculação pretende fazer uma revolução nos ginasios (academias) de ginástica.

Um simples exercício abdominal pode até dobrar a potência quando executado com o dobro da velocidade e trabalhar mais fibras musculares.

A pesquisa comprovou que duas séries de seis repetições, feitas tão rapidamente quanto possível, dão mais resultados que uma série contínua de 12 repetições feitas vagarosamente. Com movimentos rápidos e poucas repetições, o atleta ganha potência muscular e, fica menos tempo no ginasio (academia).

Para outros professores a musculação de alta velocidade é boa para atletas desenvolverem a potência muscular, mas boa parte dos alunos não faz musculação com esse objetivo. Eles querem aumentar a massa muscular e desenvolver a força. A variável nesse caso não será a velocidade, mas a carga que ele vai usar.

Os alunos têm dificuldade para controlar os movimentos em movimentos em alta velocidade, principalmente no início e no final do exercício. Nesses casos, os riscos associados a lesões aumentam muito.

Ele rejeita, porém, os exercícios de muita carga feitos com a menor velocidade possível, o ritmo conhecido como superslow, já comprovado cientificamente como um treinamento ineficaz.

A alta velocidade é também recomendada para exercícios aeróbicos pelo American College of Sport Medicine (ACSM). Pesquisas mostram que uma corrida de 20 minutos na esteira com a capacidade máxima do aluno dá mais resultado para a melhoria do condicionamento cardiovascular que uma corrida mais lenta de 40 minutos

segunda-feira, 21 de março de 2011

Preparador Físico Futebol Profissional - RODRIGO POLETTO: Para se exercitar, concentre-se no como, e não no ...

Preparador Físico Futebol Profissional - RODRIGO POLETTO: Para se exercitar, concentre-se no como, e não no ...: "Pesquisa indica que focar nas informações sobre os benefícios produz pouco resultado. Estabelecer metas específicas e fáceis de administrar ..."

Para se exercitar, concentre-se no como, e não no porquê

Pesquisa indica que focar nas informações sobre os benefícios produz pouco resultado.
Estabelecer metas específicas e fáceis de administrar é mais eficiente.
 
 
Diário da Saúde
A maioria das pessoas sabe que os exercícios físicos são importantes para manter e melhorar a saúde.

No entanto, o sedentarismo e as taxas de obesidade nunca estiveram tão altas, a ponto de assumirem o status de grandes questões de saúde pública.

Cientistas da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, resolveram então descobrir por que as pessoas sabem o que deve ser feito e não o fazem.

Mais coração do que cérebro

Eles descobriram que adultos saudáveis que receberam intervenções focadas em estratégias de mudança de comportamento aumentaram significativamente seus níveis de atividade física.

Por outro lado, as intervenções baseadas em abordagens cognitivas, que tentam alterar o conhecimento, não melhoraram o nível de atividades físicas praticadas.

"O foco precisa mudar de aumentar o conhecimento sobre os benefícios dos exercícios físicos para a discussão de estratégias para mudar o comportamento e aumentar os níveis de atividade física," afirma Vicki Conn, um dos autores da pesquisa.

"A abordagem tradicional é a de tentar mudar as atitudes ou as convicções das pessoas sobre os exercícios, mostrando por que eles são importantes, mas essa informação não é motivadora," afirma Conn.

Estratégias de motivação

As estratégias de comportamento incluem o feedback, a definição de objetivos, o automonitoramento, a prescrição de exercícios e estímulos ou sugestões.

O automonitoramento - qualquer método onde os participantes registram e acompanham a sua atividade ao longo do tempo - parece aumentar significativamente a conscientização e proporciona motivação para o engajamento nas atividades físicas regulares.

"Os profissionais de saúde devem perguntar aos pacientes sobre seus hábitos de atividades físicas e ajudar a estabelecer metas específicas e fáceis de administrar," recomenda Conn.

"Peça a eles para tentar estratégias diferentes, como controlar seu progresso, agendar os exercícios em seus celulares ou agendas, ou colocar pedômetros em suas roupas. Discuta recompensa para a realização de metas," recomenda o pesquisador.

sábado, 19 de março de 2011

Preparador Físico Futebol Profissional - RODRIGO POLETTO: CONDROMALÁCIA PATELAR

Preparador Físico Futebol Profissional - RODRIGO POLETTO: CONDROMALÁCIA PATELAR: "O termo condromalácia patelar é utilizado para definir a doença degenerativa que acomete a cartilagem da patela (antigamente &nbsp..."

CONDROMALÁCIA PATELAR





O termo condromalácia patelar é utilizado para definir a doença degenerativa que acomete a cartilagem da patela (antigamente    denominada rótula).



Os principais sintomas podem ser :
1.DOR na região anterior do joelho(atrás da patela) ao subir e descer escadas ou mesmo ladeiras, aos exercícios físicos, ao levantar de uma cadeira, ao agachar-se e até mesmo ao manter o joelho flexionado por períodos prolongados;
2.CREPITAÇÃO E ESTALIDOS atrás da patela ao flexionar e extender o joelho, por vezes audíveis;
3.EDEMA E DERRAME ARTICULAR que são ocasionados pelo acúmulo excessivo de líquido sinovial formado no processo inflamatório.

As causas da condromalácia envolvem alterações de alinhamento da patela, que excursiona fora do local adequado, ocasionando atrito entre sua superfície articular e a superfície articular do fêmur, desse modo provocando “desgaste”. Tais alterações de alinhamento muitas vezes estão relacionadas à desequilíbrios da musculatura do quadríceps como atrofias, hipotrofias e encurtamentos musculares; variações anatômicas tanto do fêmur como da patela (rotação interna femural, tróclea rasa, patela alta,...).Também estão correlacionados microtraumatismos de repetição, bastante comuns em esportes de impacto (futebol, vôlei, basquete, ...).Deve ainda ser citada a chamada causa idiopática, quando não são identificadas alterações anatômicas que justifiquem o desenvolvimento da doença. 

É utilizada uma classificação que divide em 4 (quatro) diferentes graus (Outerbridge):
GRAU I : amolecimento da cartilagem
GRAU II : fragmentação e fissura da cartilagem em uma área menor ou igual à aproximadamente 1,5 cm (1/2 inch)
GRAU III: fragmentação e fissura da cartilagem em uma área maior ou igual à aproximadamente 1,5 cm (1/2 inch)
GRAU IV: erosão da cartilagem com exposição do osso subcondral


O diagnóstico da condromalácia é feito basicamente pelo exame clínico, podendo ser utilizados exames de imagem como Radiografias,Tomografia Computadorizada e Ressonância Nuclear Magnética para orientação quanto ao tipo de tratamento a ser instituído.

O tratamento deverá ser direcionado às causas, sendo baseado principalmente em reequilibrar o alinhamento da patela, inicialmente  através de tratamento fisioterápico por meio de exercícios isométricos e alongamento muscular, devendo também ser associados métodos analgésicos e antiinflamatórios. Atualmente é comum a utlização de medicamentos denominados condroprotetores, além da viscossuplementação intra-articular (que atuam na cartilagem articular).Em casos graves muitas vezes é necessário tratamento cirúrgico, em que procedimentos combinados para tratamento do alinhamento patelar e tratamento da lesão da cartilagem podem ser realizados por via “aberta”, artroscópica (vídeo) ou mesmo combinada.

Preparador Físico Futebol Profissional - RODRIGO POLETTO: A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS

Preparador Físico Futebol Profissional - RODRIGO POLETTO: A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS: "Monitorando e conhecendo melhor os trabalhos em campo reduzido Dentro de uma programação de treinos durante uma temporada no futebol,podemo..."

A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS

Monitorando e conhecendo melhor os trabalhos em campo reduzido

Dentro de uma programação de treinos durante uma temporada no futebol,
podemos apontar muitos tipos de trabalhos, sendo que cada comissão técnica tem sua
identidade e sua metodologia que entendem como a mais adequada para aplicar sua
filosofia, esse é o momento em que o fisiologista, tendo conhecimento do trabalho da
comissão atual no clube, pode implantar formas de monitorar e controlar as variáveis
apresentadas na programação de treinos, ajudando a quantificar e a qualificar os
trabalhos, mas sempre respeitando a filosofia e a metodologia da comissão técnica, sem
querer alterar os trabalhos ou modificar seus métodos, e sim adaptar dentro do próprio
trabalho programado formas para alcançar o objetivo final, dando idéias e mostrando os
benefícios que pequenos ajustes irão trazer o trabalho.
“A monitoração dos trabalhos não é tão simples, pois o futebol é, entretanto um
tipo de exercício intermitente onde períodos curtos de alta intensidade são entremeados
com períodos mais longos de recuperação ativa ou passiva. Neste tipo de exercício não
é possível monitorar a intensidade da mesma forma como fazemos com exercícios
contínuos sem bola, por exemplo: um treino de corrida intervalada onde o tempo para
cobrir uma distância fixa pode ser facilmente registrado.” (Dr.Paul D.Balsom – 2000).
Nesses casos a fisiologia teve uma grande contribuição para o futebol, trazendo
para o campo diversas formas para tentar fazer os controles dos treinos mensurando e
obtendo informações de suma importância para o desenvolvimento dos trabalhos.
Um dos trabalhos aplicado no campo que iremos analisar agora é o “campo
reduzido” ou “pequenos jogos”.
“Pequenos jogos” é a técnica aplicável ao treinamento no desporto coletivo,
onde o uso de quadras ou campos de formato reduzido, combinado com um número
menor de jogadores e técnicas especiais, é empregado para obter maiores níveis de
condicionamento físico e capacidade técnica com bola.
A importância deste estudo, além de apontar os pontos positivos e negativos, é
mostrar que nem sempre o “campo reduzido” é sinônimo de um trabalho intenso como
muitos profissionais podem achar, depende muito da montagem, regras, dimensões
número de atletas programados para o desenvolvimento do trabalho.
Para iniciarmos este estudo precisamos saber informações importantes que
servirão para entender quais as exigências físicas impostas pelo jogo ao atleta para
relacionarmos com as variáveis necessárias para programarmos uma sessão de treino
com trabalhos em “campo reduzido”.
Entendendo as exigências do jogo
O futebol é uma forma de exercício muito exigente e extenuante fisicamente,
além de cobrir distâncias maiores que 10 km em velocidades variadas, outras atividades
que consomem energia incluem tomada de bola, pular e chutar.
Quando você joga futebol, grandes quantidades de energia são produzidas de
forma alternada, tanto pela via aeróbia tanto pela anaeróbia. “de um ponto de vista
puramente quantitativo a produção de energia anaeróbia corresponde a apenas uma
parte menor, mas significativa, do total de produção de energia durante um jogo”
(Dr.Paul.D.Balsom – 2000).
O nível de lactato sanguíneo no jogo é em média de 5 a 10 vezes maior do que
em repouso, mostrando que a energia foi produzida anaerobiamente.
Através de monitorações da freqüência cardíaca em jogos, mostrou que ela se
mantém de 10 a 30 BPM abaixo da freqüência cardíaca máxima, se aproximando dos
85% da FC máx. ficando em uma faixa entre 140 BPM e 145 BPM durante o jogo.
Podemos observar que o jogo impõe um alto nível de intensidade com trabalhos
intermitentes exigindo do atleta um bom condicionamento físico tanto central quanto
periférico para poder imprimir um alto ritmo de jogo com qualidade.

Trabalhos cíclicos e acíclicos
Com o passar dos anos pudemos ver a grande evolução em relação à preparação
física no futebol, sendo antes um trabalho mais de tradição e simplicidade com treinos
físicos normalmente de corrida e sem bola e passando por algumas fases para chegar
atualmente com trabalhos mais complexos que envolvem os treinos tradicionais
integrados com exercícios físicos com bola atingindo resultados mais específicos. Essa
linha segue com uma visão de programação de treinos envolvendo trabalhos cíclicos e
acíclicos de várias formas dentro de uma sessão de treino.
No trabalho cíclico (movimento repetido constantemente em forma de ciclos)
podemos exemplificar com os treinamentos físicos puros, nele trabalhamos os grandes
grupos musculares que é a base de sustentação da performance física do atleta.
O trabalho acíclico (movimentos sem padrão de repetição, em que não há ciclos)
é mais específico para a modalidade, normalmente realizado com pequenos jogos com
uma intensidade pré-programada.
Desta forma trabalhamos os pequenos grupos musculares e a musculatura de
propriocepção, dando ao atleta um ganho de resistência muscular localizada específica
de jogo.
Através de pesquisas e estudos, constatamos que o ganho de performance física
na forma cíclica é diferente do que o ganho na forma acíclica e que existem trabalhos e
ganhos diferentes para essas duas formas de performance.
Podemos ver que os programas de treinamentos físicos montados com treinos
cíclicos e acíclicos, obtiveram uma maior e mais prolongada da performance física
durante a temporada, já programas com apenas trabalhos cíclicos, observamos bom
condicionamento físico geral mas grande dificuldade de manter em atividades mais
específicas como treino reduzidos e intensos e nos jogos, em contrapartida, as
programações com apenas trabalhos acíclicos tiveram bom resultado nas capacidades
físicas específicas de jogo mas curto período de sustentação.
Constatamos que os trabalhos acíclicos são indispensáveis no programa de
treinamento, mas por trabalhar com mais ênfase os pequenos grupos musculares,
devemos também acrescentar os trabalhos cíclicos que são esses que darão a sustentação
e resistência muscular geral dos grandes grupos musculares.
Os pequenos grupos musculares, que são os mais específicos de jogo, têm seu
limiar de stress bem menor do que os grandes grupos musculares fadigando muito mais
rápido e necessitando dos grandes grupos para a sustentação da performance até o final
do período.
No início da temporada, os trabalhos cíclicos são de extrema importância, sendo
que depois são realizados trabalhos apenas de manutenção para a parte cíclica dando
espaço para os trabalhos acíclicos estruturados com os pequenos jogos, assim
completando o treinamento físico auxiliando o atleta a alcançar a excelência da
performance.

Treinamento físico específico – pequenos jogos
“A habilidade de um jogador de futebol em manter uma alta taxa de trabalho
durante um jogo de 90 minutos pode ser mantida e aperfeiçoada com o treinamento de
desempenho” (Dr.Paul D.Balsom).
O objetivo do treinamento específico é:
- Minimizar o tempo necessário para um jogador se recuperar entre exercícios
com movimentos de alta intensidade e, consequentemente, aumentar a capacidade de
desempenho de tais movimentos mais freqüentes ao longo do jogo.
- Reduzir os efeitos negativos da fadiga no desempenho geral, especialmente
próximo ao final do jogo.
Os pequenos jogos, sendo bem programados, trabalham o componente central
relacionado com o sistema de transporte de oxigênio e o componente periférico que
envolve os grupos musculares específicos exigidos no jogo.
Em relação ao componente periférico, podemos observar que exercícios
contínuos com intensidades moderadas trabalham mais fibras de contração lenta e
pequenos jogos ou treinos físicos específicos variando intensidades trabalham fibras de
reação rápida (exercício de alta intensidade). Os trabalhos longos se forem uma
constante na programação de treino e por terem uma predominância de fibras de reação
lenta, afetarão o desempenho específico do atleta como a “explosão muscular” e
“aceleração”.
Portanto o tipo de trabalho proposto é o que vai determinar o padrão e
recrutamento de fibras de reação lenta e rápida nos músculos ativos e o padrão de
condicionamento central e periférico.
Em alguns estudos científicos foi constatado que os pequenos jogos podem ser
usados de uma forma efetiva de treinamento de resistência para jogadores de futebol,
mas não é a única forma para trabalhar essa variável, esse treinamento pode e deve ser
complementado por diferentes tipos de exercícios intermitentes tanto com bola quanto
sem bola.
Os estudos constatam que a intensidade de trabalhos dos pequenos jogos é alta o
suficiente para manter ou até mesmo aperfeiçoar algumas variáveis mais específicas de
jogo e que os treinos físicos sem bola tem uma intensidade similar.
O treino físico com bola em pequenos jogos se torna mais efetivo para
adaptações musculares locais (periféricas) do que corrida contínua sem bola e trabalha
em conjunto com a parte técnica, coordenativa, criatividade, inteligência e motivação.
O estudo constatou que em 30 minutos de treinos físicos com bola (campo
reduzido – 3 x 3) o atleta toca aproximadamente 100 vezes na bola em diferentes
situações, 3 vezes mais do que trabalhos de campo reduzido de 7 x 7.
Apesar dos grandes benefícios do treinamento de resistência específica para
jogador de futebol com pequenos jogos, existem muitos fatores que podem influenciar
atrapalhando na intensidade do exercício, exigindo uma grande organização do
treinador, preparador físico e fisiologista. Alguns fatores são:
- número de atletas, quanto maior o número menor a intensidade e menos
contato com a bola
- duração dos intervalos
- dimensão do campo
- as regras influenciam na intensidade
- disponibilidade de bolas (reposição imediata)
A motivação pode influenciar na intensidade, podemos controlar como:
- definir claramente para os atletas o objetivo do treino
- mostrar a eles os benefícios
- monitorar o treino com GPS, freqüência cardíaca, etc.
- manter os pequenos jogos competitivos (equipes equilibradas)
- organizar as sessões de treino para não perder tempo para iniciar
Outros fatores que podem influenciar a intensidade do exercício:
- habilidade do jogador (pouca habilidade diminui a intensidade)
- recuperação entre as sessões de treinamento
- tempo para adaptação ao tipo de treinamento

Preparador Físico Futebol Profissional - RODRIGO POLETTO: As análises de sangue no futebol

Preparador Físico Futebol Profissional - RODRIGO POLETTO: As análises de sangue no futebol: "Deve haver uma seleção criteriosa de quais marcadores são mais importantes para aquele momento de coleta e para aquele momento da periodizaç..."

As análises de sangue no futebol

Deve haver uma seleção criteriosa de quais marcadores são mais importantes para aquele momento de coleta e para aquele momento da periodização
- Escolha do momento de coleta (antes, durante, imediatamente após, 24h, 48h após a sessão de treinamento?);
- Escolha do momento da periodização em que a coleta será feita (período preparatório, pré-competitivo, competitivo, transitório).
Vamos a eles!
Com relação ao momento de coleta, é de fundamental importância sua determinação prévia, pois isso acaba por determinar a interpretação que se faz dos marcadores sanguíneos e da condição de treinamento do referido atleta.
Coletas feitas de maneira muito próxima às sessões de treino, imediatamente antes e após, ou mesmo durante as sessões de treino, refletem a resposta ao estímulo, um fator agudo. Um exemplo: a análise da concentração de glicose na corrente sanguínea durante uma sessão de treino reflete o balanço entre a capacidade degradativa (glicogenólise e gliconeogênese hepática) e a capacidade de utilização (glicólise muscular) deste nutriente em questão. A priori, não é uma análise que busca diferenciar condições de treinamento ou aptidão física.
Já aquelas coletas feitas no período entre 24 e 72 horas após a última sessão de treino, considerando que o atleta está a descansar no referido período, buscam refletir a adaptação dos atletas, um fator crônico. Neste caso, se utilizarmos o mesmo exemplo citado acima, a análise da concentração de glicose na corrente sanguínea serviria para diagnosticar possíveis casos de diabetes ou resistência à ação da insulina, tendo em vista que o atleta está em repouso e, costumeiramente, em jejum de, no mínimo, oito horas.
Logo, a determinação dos momentos de coleta acaba por definir, diretamente, a interpretação que se faz do referido marcador. Outro exemplo que poderíamos citar aqui que faz parte deste contexto futebolístico é a aferição da concentração sanguínea de lactato. Um excelente marcador de metabolismo anaeróbio para ser coletado de maneira aguda, especialmente durante as sessões de treino. Porém, ao mesmo tempo, um marcador sanguíneo com pequena representatividade e significância quando analisado de forma crônica, por exemplo, 24 horas após o último estímulo de treinamento ou jogo.
Além desta preocupação quanto aos momentos de coleta, deve-se também atentar para o momento da periodização em que as coletas de sangue devem ser realizadas. Não existe receita de bolo ou regra para tal realização. O que deve existir é a relação das análises sanguíneas com o planejamento, ou seja, os momentos de coleta devem estar “casados” com momentos emblemáticos da periodização, como por exemplo: transição de mesociclos ou blocos, início e final da pré-temporada, início e final do período competitivo e/ou de transição. Enfim, a escolha destes momentos não deve ser, de forma alguma, aleatória. Isso coloca em xeque a qualidade e a importância das análises sanguíneas no estimado futebol.
Finalizando, que fique claro um detalhe: podem ser programadas inúmeras coletas de sangue ao longo de uma temporada, porém não há necessidade de se quantificar todos os marcadores sanguíneos em todos estes momentos. Deve haver, novamente, uma seleção criteriosa de quais marcadores são mais importantes para aquele momento de coleta e para aquele momento da periodização. Esse fator também deve ser considerado de forma a valorizar ainda mais esta ferramenta que tanto pode auxiliar fisiologistas e preparadores físicos a direcionar os rumos do treinamento futebolístico.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Preparador Físico Futebol Profissional - RODRIGO POLETTO: Aquecimento do Vasco da Gama

Preparador Físico Futebol Profissional - RODRIGO POLETTO: Aquecimento do Vasco da Gama

Aquecimento do Vasco da Gama




Preparador Físico Futebol Profissional - RODRIGO POLETTO: Hábito de ingerir fast-food faz surgir mais casos ...

Preparador Físico Futebol Profissional - RODRIGO POLETTO: Hábito de ingerir fast-food faz surgir mais casos ...: "O tradicional hambuger com pão é rico em gordura e pobre em nutrientes O tradicional prato do brasileiro, composto de arroz, feij..."

Hábito de ingerir fast-food faz surgir mais casos de anemia

O tradicional hambuger com pão é rico em gordura e pobre em nutrientes
 
 
O tradicional prato do brasileiro, composto de arroz, feijão e um tipo de carne, vem cedendo lugar ao fast-food. Alimentos industrializados, com baixo teor nutricional, têm substituído a comida brasileira, riquíssima em ferro. Com isso, são cada vez mais comuns casos de anemia relacionada a alimentação pobre em nutrientes.

Os nutricionistas alertam que com o passar do tempo, essa mudança no cardápio pode agravar as carências de substâncias essenciais ao bom funcionamento do organismo, como o ferro. O indivíduo que sofre de anemia sente-se cansado, fraco e com dores de cabeça. Nas crianças o sintoma mais comum é o atraso do crescimento. Com o tempo, essa deficiência nutricional nos adultos pode provocar complicações coronarianas.

A anemia pode significar que o organismo tem dificuldade de absorver os nutrientes dos alimentos. Dessa forma, ela pode estar mascarando algum desequilíbrio. No caso, o médico deverá fazer uma investigação mais profunda para descobrir o problema.

Para evitar a anemia recomenda-se o uso de panela de ferro no preparo dos alimentos. Um molho de tomate de 100g feito numa panela dessas absorve 87 mg de ferro contra 3 mg se feito em travessa de vidro.

A alimentação para quem sofre de anemia deve conter rim, fígado, coração, carnes vermelhas, de aves ou de peixes, ostras, mariscos, gema de ovo, frutas secas, melaço , pães de trigo integrais, cereais e feijão.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Preparador Físico Futebol Profissional - RODRIGO POLETTO: Alho ajuda a combater a pressão alta

Preparador Físico Futebol Profissional - RODRIGO POLETTO: Alho ajuda a combater a pressão alta: " A melhora estaria no extrato da planta, ingerida em cápsulasUm estudo da Universidade de Adelaide, na Austrália, comprovou..."

Alho ajuda a combater a pressão alta

 
 
 
A melhora estaria no extrato da planta, ingerida em cápsulas
Um estudo da Universidade de Adelaide, na Austrália, comprovou que o alho pode ser bom contra a pressão alta. A pesquisa envolveu 50 pessoas e durou 12 semanas. Mas a melhora no quadro da pressão está no extrato de alho envelhecido, ingerido na forma de cápsulas.

Ingerido com a comida, o alho perde seu efeito porque o ingrediente responsável pela redução da pressão arterial desaparece. O suplemento do alho envelhecido age como uma arma contra a pressão sanguínea, pois atua de forma benéfica no fluxo sanguíneo.

O alho é considerado um alimento benéfico para a saúde há muito tempo. Os praticantes da medicina indiana Ayurveda conhecem há séculos seus benefícios. Além de agir contra a pressão alta, o bulbo tem capacidade anti-inflamatória, anti-oxidante, anti-cancerígena, anti-asmática e anti-microbiana.