terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Bebidas Isotônicas : por quê tomá-las?



 As bebidas isotônicas são soluções cuja concentração de moléculas (osmolalidade) é semelhante aos fluidos do nosso corpo (280-340 mosmol/Kg) e, portanto, podem ser incorporados e transferidos para a corrente sangüínea através do processo osmótico.
São usadas principalmente para repor água e sais minerais perdidos pela transpiração ou outras formas de excreção, pois não interferem no equilíbrio hidroeletrolítico do corpo. São bebidas isotônicas o soro caseiro, água de coco, e outros isotônicos industrializados como Gatorade, SportDrink, Marathon, SportFluid, SportAde,etc.


INDICAÇÕES E INFORMAÇÕES
O uso de isotônicos em casos de desidratação depende de recomendação médica. Entretanto é comum a sua utilização como auxiliar no tratamento de algumas desidratações em crianças, por não provocarem diarréia nem possuírem substâncias capazes de inibir ou diminuir o poder de absorção intestinal, e o seu uso para repor líquidos e sais perdidos pela prática de esportes.
A prática esportiva provoca a queima de calorias e a perda de água e sais minerais por meio da transpiração e do aumento da respiração cutânea. Por isso a reposição de nutrientes é, além de saudável, fundamental para o bom funcionamento do corpo. Quando o corpo sua, há grande perda de água do sangue, que se torna mais concentrado e fica com nível de sódio mais alto. Isto aumenta a sensação de sede.


Hidratação X Desidratação: O uso de isotônicos em casos de desidratação depende de recomendação médica. Entretanto, é comum a sua utilização como auxiliar no tratamento de algumas desidratações em crianças, por não provocarem diarréia nem possuírem substâncias capazes de inibir ou diminuir o poder de absorção intestinal.


A hidratação facilita o transporte de proteínas hidrossolúveis, como por exemplo a Tiamina (vitamina B1, importante para o metabolismo dos carboidratos, formação de ATP/energia), previne lesões nos tendões musculares e diminui a conversão do piruvato em lactato.
O organismo pode ser reidratado pela ingestão de várias bebidas, como água, suco de frutas, água de coco...
Contudo, em certas situações como as competições esportivas, a reidratação dos tecidos precisa ser feita com grande rapidez. O suco de laranja, ainda que com taxa relativamente baixa de sódio, é outra opção, porém, devido ao fato de ter mais carboidratos, a taxa de esvaziamento do estômago e a absorção intestinal é mais vagarosa levando mais tempo para atingir os tecidos do corpo que necessitam desses fluidos.
Bebidas alcoólicas como a cerveja têm geralmente alto teor calórico, acima das necessidades imediatas de reposição relacionadas aos exercícios. Além disso, o álcool é diurético e não é boa fonte de energia.

Bebidas como refrigerantes oferecem uma absorção mais lenta e com a concentração de gás carbônico leva a distensão das paredes do estômago (mal estar).
Por isso, a bebida isotônica é uma das mais indicadas para repor com a necessária rapidez, os líquidos, sais e energias perdidos com o esforço físico.

O consumo de bebida isotônica contendo de 6% a 8% de carboidrato é o mais indicado, principalmente se este for maltodextrina ou frutose, pois mantém uma absorção lenta de glicose, prevenindo que o movimento cesse e o atleta apresente hipoglicemia. Após o treino e competição, a reidratação é fundamental para aumentar a excreção de substâncias tóxicas.

Especialistas orientam que os isotônicos só precisam ser consumidos quando ocorre uma perda de mais de 2% do peso do indivíduo através da transpiração devido a uma grande quantidade de sódio e outros sais que são eliminados e sugere de uma maneira bem prática comparar o peso do indivíduo no início e no final do exercício e descobrir quanto foi perdido de acordo com a equação:

PESO PERDIDO x 100 / PESO CORPORAL

Caso o maior que 2 deve-se ingerir um isotônico. Se o resultado for menor ou igual a 2, a ingestão de água é suficiente. O resultado da equação indica também a quantidade em litros, de líquidos que o indivíduo deve ingerir para recuperar-se.
A reposição recomendada de líquidos e sais será ainda mais discutida neste trabalho.
Os isotônicos também são eficazes, pelas suas propriedades hidratantes, para curar a "ressaca" causada pelo consumo excessivo de álcool.
Observação: Os isotônicos são mais facilmente absorvidos em temperatura em torno de 4°C, para facilitar o esvaziamento gástrico.
DISCUSSÕES

Por serem ótimos repositores hidroeletrolíticos, as bebidas isotônicas passaram a ser comercializadas, como público alvo principalmente atletas ou praticantes de atividades físicas. Muitas discussões sobre a utilização desses isotônicos industrializados acontecem no momento. Muitas perguntas são feitas para esclarecer a eficácia, a legislação envolvida e o uso indiscriminado desses isotônicos, principalmente por pessoas não praticantes de exercício físico que necessite de reposição de líquidos e eletrólitos.

A moda dos produtos para esportistas se popularizou e começou a ser usada também fora das academias e quadras. No caso dos isotônicos, a princípio não existe contra-indicações já que o objetivo do produto é repor água e eletrólitos perdidos pelo corpo.
Esses isotônicos industrializados são de agradável sabor e de fácil aceitação e, apesar de serem direcionadas para praticantes de atividade física, vem ao longo dos anos sendo amplamente consumidas até por sedentários em substituição a refrigerantes, nos bares, lanchonetes e restaurantes. Em contrapartida encontramos muitas pessoas que praticam exercícios vigorosos exaustivamente e não consomem o repositor hidroeletrolítico para não repor as calorias perdidas na "malhação".

Então, o que se verifica é uma inversão total de papéis, ou seja, aquele para quem se destina o produto não o consome com receio de engordar, e o outro que deveria preocupar-se, o faz sem qualquer controle.

Existem vários mitos em torno deste produto. Um deles é que o seu consumo excessivo leva a problemas renais devido às elevadas concentrações de sais. Essa afirmação não é coerente já que um saquinho de pipoca tem cerca de oito vezes mais sódio do que quinhentos mililitros de um isotônico comum. É importante lembrar que essa mesma quantidade de sódio é 1/10 da necessidade diária recomendada pela RDA (Recomended Dietary Allowances). Portanto, o uso moderado dessas bebidas não possui restrições para quaisquer pessoas.

Outro erro muito difundido é imaginar que as bebidas isotônicas dão uma energia complementar. Eles possuem quantidades muito pequenas de carboidratos e baixas calorias.
Todos essas idéias equivocadas a respeito dessas bebidas devem-se essencialmente à falta de informção da população. A ignorância por parte dos consumidores a respeito do produto consumido pode até gerar problemas sérios para essas pessoas, já que algumas delas acreditam que podem substituir alimentos essenciais por esses produtos.

As autoridades da saúde e os especialistas estão preocupados com o uso indiscriminado dessas substâncias. E estão dando incentivo a sérias discussões a respeito desses produtos. Essa questão passa também pelo problema da mídia, que influencia drasticamente o consumo desses produtos. Por isso, nova legislação está sendo formulada com a ajuda de especialistas de outros países, onde estes produtos estão bem mais disseminados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário