sábado, 12 de fevereiro de 2011

Dores de costas: Prevenção e tratamento


A dor de costas é algo incapacitante que poderá muitas vezes impedir as pessoas de realizarem determinadas tarefas consideradas banais. Por isso, é importante saber como prevenir e tratar as dores de costas.
Quando falamos em prevenir as dores de costas, devemos pensar em algumas formas de evitar que elas apareçam.
Segue-se uma lista que pode ser de ajuda para evitar as dores nas costas:                   
  → Evite levantar peso num movimento rápido e brusco. Em vez de curvar a coluna, dobre os joelhos.
→ Peça ajuda para levantar objetos pesados.
→ Ao carregar volumes, equilibre o peso nos dois lados do corpo. Se carregar um só objeto pesado, faça-o com ambos os braços na frente, junto ao corpo. Se o carregar de lado, alterne os lados.
→ Para viajar, use um carrinho de bagagem portátil e/ou bagagem leve com alças para os ombros.
→ Ao retirar volumes da mala do carro, coloque-os junto ao corpo antes de suspendê-los.
→ Ao passar o aspirador de pó, use um aparelho de cabo longo. Em vez de curvar-se para passar o aspirador debaixo dos móveis, apóie-se sobre um joelho, usando uma almofadinha de proteção para ele. Se tiver de curvar-se, use, se possível, uma das mãos para se apoiar em algo.
→ Ao fazer serviços de escritório, alterne o serviço sentado junto à escrivaninha com trabalhar em pé junto a uma superfície de trabalho à altura da cintura.
→ Dobre os joelhos ao fazer jardinagem, e divida o trabalho em segmentos pequenos. Quando em pé, não se curve.
→ Faça exercícios regulares para as costas, mesmo que seja apenas por 10 a 15 minutos por dia. Faça exercícios moderados se tiver mais idade.
→ Ao arrumar camas, dobre um joelho sobre a cama, e ampare o seu corpo com um dos braços ao se esticar para alcançar o outro lado da cama. Ao esticar o lençol ou ajeitá-lo nas beiras do colchão, faça-o de joelhos, em ambos os lados.
→ Ao conduzir por longas distâncias, pare regularmente para descansar. Se o encosto do assento não for confortável, use uma almofada para que as costas tenham um apoio pleno.
→ Não pratique corrida em chão duro. Use um calçado adequado para exercícios.
→ Use uma almofada ou outro apoio para as costas ao sentar-se numa poltrona ou num sofá. Levante-se lentamente, usando as pernas para se erguer.
→ Se trabalha muito tempo sentado, use uma cadeira com encosto adequado. Levante-se de vez em quando para dar alguns passos.
→ Não fique muito tempo encurvado sobre gavetas de arquivo; sente-se numa cadeira, se possível.
→ Se tiver de usar sapatos de tacão alto durante o dia, traga um par mais confortável para poder alternar, se possível.
Para quem sofre de dores de costas, existem algumas formas de tratamento. Na maioria dos casos de pessoas que têm dores nas costas de origem muscular, os médicos recomendam o tratamento convencional: repouso, uso do calor, massagens, exercícios, e, inicialmente, analgésicos antiinflamatórios. No caso dos medicamentos, o seu uso prolongado é uma das causas principais de dores nas costas. Isso acontece por causa dos efeitos colaterais dos medicamentos. Por isso, deve-se ter o cuidado de não criar tolerância a um determinado medicamento, que poderia resultar em dosagem aumentada, possivelmente causando dependência.
A fisioterapia e sessões de quiropraxia podem também oferecer ajuda e alívio para algumas vítimas.
Por vezes, a cirurgia pode ser necessária para corrigir problemas ou aliviar a dor relacionada com a hérnia discal. Em geral, porém, os médicos recomendam primeiro um tratamento convencional para a maioria das vítimas. Pessoas a quem se diz que necessitam de uma cirurgia fariam bem em obter um segundo ou um terceiro parecer.
Para milhões de vítimas, dores nas costas constantes, porém suportáveis, fazem parte da vida. Muitos acabam por se resignar à dor, mas procuram não permitir que ela interfira no seu quotidiano. Estão cientes dos fatores que induzem a dor e tomam medidas para preveni-la ou contra-atacá-la. Exercitam-se regularmente, tentam manter o peso adequado, melhoram a postura e fazem um esforço para reduzir o stress na sua vida.
Assim, o conselho que fica é: – antes que sofra de dores de costas constantes, habitue-se a posicionar-se corretamente, especialmente em situações de esforço. Siga as sugestões aqui mencionadas para prevenir esta doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário