sábado, 12 de fevereiro de 2011

Musculação contra o câncer e diabetes


Foto: Mário Brasil
Tem muita gente que, na academia, torce o nariz para a musculação. Mas, além de tornear o corpo, levantar peso ainda ajuda a prevenir doenças temidas como câncer e diabetes, segundo pesquisas recentes.
Um amplo estudo realizado pelo Instituto Karolinska, na Suécia, em conjunto com a Universidade de Granada, na Espanha, comprovou os benefícios da prática investigando nada menos que nove mil voluntários durante 19 anos!
A conclusão foi que os indivíduos mais musculosos, confrontados com aqueles que eram flácidos, apresentaram uma incidência de doenças graves menor. Além disso, a turma mais fracote teve uma incidência de 50% mais mortes em comparação com o grupo dos fortes.
O levantamento feito por suecos e espanhóis constatou que pessoas com músculos tonificados resistem mais aos tumores.
Segundo a revista Saúde!, embora a gordura corporal contribua para reações inflamatórias que aumentam o risco de um câncer, homens obesos que se submetem a treinos com pesos também parecem estar menos sujeitos a câncer.
Outra pesquisa, da Associação Americana de Fisioterapia, aponta que a musculação também ajuda a prevenir e a combater o diabete do tipo 2.
Os americanos notaram que quem levanta pesos além de fazer exercícios aeróbicos tem um melhor controle da glicose do que os que se limita a correr, por exemplo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário