quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Alimentação rica em fibra auxilia na dieta

 
 
As fibras limpam o organismo e facilitam o bom funcionamento do intestino
Nunca é demais ressaltar a importância das fibras na alimentação, principalmente para quem faz dieta. Alimentos fibrosos auxiliam no bom funcionamento do organismo e contribuem para desinchar a barriga e, assim, manter a pele bonita. Segundo estudos, ela também impede que uma pequena quantidade de gordura seja absorvida pelo intestino.

A conscientização para incluir a fibra no cardápio surgiu nos anos 70. O estudo começou na África, quando pesquisadores perceberam que por causa da alimentação do povo, rica em cereais integrais, verduras, frutas e legumes, a população não tinha problemas gastrointestinais como prisão de ventre, diverticulite, hemorróidas e até câncer de cólon. Todas enfermidades comum a quem sofre com alimentação pobre de fibra.

A fibra torna o bolo fecal mais fácil de ser eliminado por facilitar a mistura com o processo de absorção da água na digestão. No dia a dia, a fibra pode ser incluída na alimentação através das frutas, vegetais, cereais, grãos e leguminosas. No entanto, os médicos alertam para evitar o exagero na ingestão de fibras. Seu excesso pode comprometer a absorção de certos nutrientes pelo organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário