quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Alimentos que ajudam a reduzir e controlar a pressão arterial

Alimentos que ajudam a reduzir e controlar a pressão arterial
No Brasil cerca de 35% da população acima dos 40 anos sofre com a hipertensão arterial, que também tem atingido cada vez mais adolescentes e jovens. Popularmente conhecida como “pressão alta”, esta doença ataca os vasos sanguíneos e, se não for devidamente tratada, pode causar lesões no cérebro, coração, olhos e rins. Comer frutas, verduras, legumes e cereais integrais, carnes brancas assadas, grelhadas ou cozidas; ingerir no mínimo dois litros de água por dia; preferir óleos vegetais, manteigas e margarinas sem sal, leite desnatado e queijos sem gordura ajuda a reduzir e controlar a pressão arterial

A linhaça, rica em ômega 3, também tem importante papel na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão. A lecitina de soja e sal light, que possui reduzido teor de sódio, diminui a retenção de líquidos que causaria a pressão alta. Cereais integrais (aveia, farelo de trigo, arroz integral), ricos em fibras, auxiliam na redução das taxas de colesterol e da pressão sanguínea. Quinua, semente de gergelim, soja e derivados são fontes de cálcio.

Estudos indicam que o consumo esses alimentos ajudam a relaxar os vasos auxiliando na redução da pressão arterial. Feijões, ervilha seca e banana passa são boas fontes de potássio que ajudam a regular a quantidade de água dentro das células. As oleaginosas (castanha de caju, castanha do pará, nozes, avelã, pistache – sem sal) são fontes de gorduras insaturadas e magnésio, nutrientes que auxiliam no combate à hipertensão.

O gérmen de trigo, o óleo de gérmen de trigo são fontes de vitamina E possuem efeito anticoagulante, melhorando a circulação sanguínea. Lecitina de soja: previne danos nas artérias. Outros alimentos como Aloe Vera, Clorofila, Geleia Real e Mel também desempenham papel importante no controle da pressão arterial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário