sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Fast Food

Fast Food

A nível mundial existe uma grande quantidade de pessoas que são consumidoras, em exagero, de fast food.
Contudo podemos concentra-nos um pouco nos Estados Unidos para ter uma ideia clara do que o fast food pode provocar no ser humano.


Só nos Estados Unidos podemos ter em mente a existência de cerca de 100 milhões de habitantes que atingiram a sua obesidade. Este número representa, nada mais, nada menos, do que mais 60% da população de adultos americanos. Este número pode ainda ser igualado ao número total de habitantes da Espanha. Ou seja, quando falamos nos 60% de população obesa dos Estados Unidos é o mesmo que estarmos a falar da população total da Espanha. Existindo estados em que 1 em cada 4 pessoas são obesas.
O que muita gente não sabe e acaba por esquecer é que nos dias de hoje 1 em cada 5 pessoas no mundo inteiro frequentam restaurantes de fast food 3 a 4 vezes por semana. Este número é um caso urgente a tratar. Pois com o aumento de restaurantes e com o aumento de marketing dos seus produtos a população acaba por aumentar o consumo.
Em alguns países do mundo, nomeadamente os Estados Unidos, alguns membros da população já começam a processar alguns dos maiores restaurantes de fast food como por exemplo o McDonalds e o Burguer King, entre outros. A maior parte acusa os respectivos restaurantes de vender comida que engorda. O que acabam por se esquecer é que estes mesmos restaurantes não fazem praticamente nada de ilegal.
Vendem comida que engorda? Pode ser uma realidade. Mas isso não torna o restaurante ilegal ou que a prática usada para a venda dos alimentos seja ilegal. Temos o caso do Mcdonalds que vende saladas. Mesmo que digam que essas saladas são as mais ricas em proteínas, fibras, etc. a maior parte da população não vai ligar. Pois já tem um perfil criado e uma moda a seguir, o que faz com que estas pessoas entrem nestes restaurantes e comam o que está na “moda”.
Podiam ainda dizer que o marketing à comidas é, de certa forma, atraente e que desperta algumas vontades no ser humano, está certo. Mas os adultos deveriam ter uma estrutura mental para saber que os restaurantes fazem essas mesmas campanhas para produtos mais saudáveis. Portanto, se têm uma mentalidade estruturada para olhar para o mau, deviam ter para olhar para o bom.
O mundo inteiro é consumidor de fast food nos dias de hoje, tornando a comida caseira secundária. Onde, em tempos seria normal comer apenas nas raras ocasiões especiais, é hoje o contrário. Ou seja, passamos mais tempo a comer fora do que propriamente em casa, que é onde podemos ter a noção das comidas que ingerimos. Um dos factores que a população mundial também acaba por desligar-se um bocado é o factor pagamento. Achamos que estamos apenas a pagar com o nosso dinheiro, mas não. Estamos a pagar também com a nossa cintura, saúde e corpo.
Existem 400.000 de mortes anuais associadas à obesidade. Este é um número preocupante pelo simples motivo de ser um número quase idêntico ao número de mortes associadas aos fumadores.
Existe um número aproximado de 50 milhões de pessoas que consomem McDonalds todos os dias. Estamos a falar apenas da cadeia McDonalds!

Os perigos do Fast Food

Se recorrermos a médicos como o Cardiologista, Gastroenterologista e um médico de Saúde, estes irão transmitir o quanto faz mal comer fast food de forma descontrolada.
Na maior parte dos casos podemos assistir a diversos sintomas como cansaço geral, aumento de peso, problemas de visão, febres, irritações, tosses, dores peitorais, náuseas, vómitos, problemas cardíacos, diabetes, pressão alta e em casos mais extremos, o aparecimento de cancro.
Um dos outros perigos do fast food é o vício. Pois pode funcionar como uma droga para muitos casos.
Existe hoje variados casos de pessoas dependentes de fast food. Criaram um hábito tão grande em fast food que já não conseguem estar muito tempo longe deles. É mais notável ver este acontecimento nos Estados Unidos, onde em cada quarteirão tem uma dezena de restaurantes fast food, do que em qualquer outro pais do mundo. E talvez por isto haver um maior número de obesos neste país.
Em termos gerais de saúde é recomendável, para pessoas que ingerem um nível de gorduras acima da média, andarem no mínimo 5000 passos diários. Isto para que o corpo consiga libertar esse pequeno excesso. Mas no caso dos fast food esses 5000 passos diários acabariam por não ser o suficiente mas para alguns casos uma tarefa quase impossível. Isto tendo em conta que a obesidade acaba por afectar na nossa respiração, resistência e ainda consegue afectar o nosso sistema mental. Pois a obesidade com o tempo faz com que o oxigénio não seja transmitido para o cérebro da forma que deveria ser transmitido, afectando assim a capacidade de raciocínio em muitos casos.

O comportamento da sociedade perante Fast Food

Como já referido anteriormente, a sociedade de hoje tem um comportamento muito inadequado perante estes restaurantes.
Isto porquê? Por causa das famosas e conhecidas acções de marketing? Sim, em parte mas não no total. Pois o ser humano tem a capacidade de raciocínio, a não ser que tenha algum problema, este deve conseguir compreender e saber diferenciar o bem do mal.
O facto de estar um lindo hambúrguer, cheio de queijo, molho de tomate, bacon, ovo e outros condimentos, exposto em toda a cidade não quer dizer que seja o mais apropriado para consumo, nem tão pouco que eu tenha que o comprar para mim ou para os meus filhos.
Mas também não conseguimos ignorar. Por um lado esta é a verdade!
Contudo, ao frequentarmos estes restaurantes conseguimos encontrar todo o tipo de produtos. Desde a comidas com alto teor de gordura como a baixo teor de gordura, doces, bebidas grandes, médias e pequenas e ainda brindes para crianças.
Com isto, quer-se dizer que não teríamos que necessariamente entrar num McDonalds para comprar um menu grande com o maior hambúrguer existente na loja. Poderíamos optar por algo mais leve como um refrigerante natural e uma salada. Como para amantes de hambúrgueres poderia fazer-se acompanhar de um hambúrguer simples sem grandes recheios. Isto seria a atitude correcta.
Mas para um casal com dois filhos, um de 10 e outro de 13, por exemplo, a atitude normal de se ver, dado o comportamento da sociedade perante estes restaurantes, seria comprar todos os tipos de comidas com alto teor de gordura.
Porquê? Simples. Estas acções de marketing, que tanto faladas anteriormente, estão direccionadas mais param as crianças. Estes são o público-alvo destas cadeias. E assim sendo, este casal com dois filhos acaba assim por ser “vítima” destas acções. Os filhos gostam do McDonalds porque querem os brindes que oferecem na compra dos menus e os pais acabam por comprar outros menus para acompanhar a refeição dos filhos. Esquecendo estes que estão, de certa forma, a criar uma rotina e um vício para as crianças que querem coleccionar estes brindes “oferta”.
Desligando-se assim esta família do que é mais, ou menos, saudável para a saúde.
Este é um exemplo de um dos muitos comportamentos da sociedade perante esta causa.

Uma visão do futuro

A cada dia crescem e são abertas novas cadeias de fast food por todo o mundo. E desta forma cada vez mais as pessoas irão consumir fast food.
Para muitos é uma oportunidade de negócio, como para muitos pode ser catastrófico para a sua saúde.
Tendo mesmo em conta que hoje conseguimos encontrar restaurantes fast food em todo o lado. Quando se diz “em todo o lado”, não é exagero, é uma realidade. Existem restaurantes fast food nos Aeroportos, Centros Comerciais, Supermercados, Ruas com e sem comércio, perto das Escolas, em Hospitais (sim, em alguns países do mundo já existem McDonalds nos hospitais, como se um doente ao sair do hospital necessitasse de um hambúrguer), entre outros sítios.
Assim sendo daqui a 50 anos, se tudo continuar a evoluir como evolui recentemente, iremos encontrar países não desenvolvidos a ingerir fast food. Estes alimentos têm como base uma lista de especiarias e condimentos que torna-os mais apetitosos que outros aperitivos ou comidas, isto é verdade mas também segredo do negócio.
Estima-se que daqui a 10 anos as cadeias de fast food aumentem 15 vezes mais do que os dias de hoje. O que, no caso do McDonalds que alimenta por dia mais do que 50 milhões de pessoas, daqui a 10 anos passará a alimentar cerca de 150 a 200 milhões de pessoas diariamente.
Os típicos restaurantes com comidas tradicionais de cada terra, com menus de comidas saudáveis e propícias à saúde estão em fase de “morte”. Muitos dos empresários deixaram de abrir restaurantes como estes, muitos aderiram a menus mais ligados a fast food onde maior parte do menu consegue ter comidas que oferecem nas cadeias concorrentes e outra parte de empresários deixou de pensar em investir em restaurantes de comidas típicas para investir em restaurantes de fast food.
Estes negócios têm estratégias de negócios muito bem elaboradas e pensadas para o bom funcionamento dos mesmos. Pois todos sabem que conseguimos comer grandes quantidades de comida por um preço muito mais baixo. Ou pelo menos dá a sensação de que estamos a comer mais, derivado ao alto teor de gorduras, açucares e outros condimentos presentes nestas comidas.

Cuidados a ter com o Fast Food

Alguns dos cuidados a ter com o fast food é principalmente virado para crianças abaixo dos 16 anos. Pois existe um grande número de crianças obesas no mundo.
E desta forma estamos a mudar a mentalidade para o futuro. Não educando os mais novos com estes hábitos desde novos.
Em seguida, os mais adultos deveriam começar a ter em mente que estas comidas contêm muitas calorias, gorduras, açucares e que para pessoas que não praticam exercício ou outro qualquer tipo de ginástica corporal, estas comidas podem ser fatais.
Deveriam assumir uma postura perante estes restaurantes e começar a ingerir em menor quantidade, isto para quem ingere em grandes quantidades. Para quem ingere menos, deveria optar por reduzir ainda mais e começar a fazer planos de ir a estes restaurantes, uma a duas vezes por mês.
Para que deste modo não se criem hábitos, para que a saúde não vá piorar e para alguns casos, não vá começara a ficar má.
Por fim, o mais importante de todo e de todos os passos a seguir. Consultar no mínimo uma vez por mês os três médicos mencionados acima. Um Cardiologista, Gastroenterologista e um médico de Saúde.
Por mais que estes sejam, para muita gente, caros, estes são os médicos mais indicados para seguir a sua saúde caso seja cliente habitual destes restaurantes. Estes irão traçar-lhe planos de saúde para que deixe, com o tempo, de consumir estes alimentos.
Importante não esquecer, há que ter muito cuidado com a saúde e tomar conta do nosso organismo pois é uma peça fundamental no que diz respeito ao nosso tempo de vida. Ter ainda um pensamento positivo em relação ao desporto e ao exercício, seja ele qual for. O corpo precisa de exercício permanente para o bom desempenho do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário